Powered By Blogger

sábado, 21 de julho de 2012

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - INTRODUÇÃO. - 3 - NOTAS HISTÓRICAS. - SADUCEUS. - ESSÊNIOS. - ESSEUS.


                                               INTRODUÇÃO.

                                                                 3

                                        NOTAS HISTÓRICAS.

                        SADUCEUS:
            Seita judia que se formou por volta do ano de 248 a.C.; assim foi chamada devido a Sadoc, seu fundador. Os saduceus não acreditavam nem na imortalidade da alma, nem na ressurreição, nem nos bons e maus anjos. Contudo, acreditavam em Deus, mas não esperavam nada depois da morte, apenas O serviam tendo em vista recompensas temporais, ao que acreditavam se limitar sua Providência. A satisfação dos sentidos era para ele o objetivo essencial da vida. Quanto às escrituras, baseavam-se no texto da antiga lei, não admitindo nem a tradição, nem qualquer outra interpretação. Colocavam as boas obras e a execução pura e simples da lei acima das práticas exteriores do culto. Eram, como podemos ver, os materialistas os deístas e os sensualistas da época. Esta seita era pouco numerosa, mas contavas com personagens importantes e tornou-se um partido político constantemente em oposição aos fariseus.

                        ESSÊNIOS OU ESSEUS:
            Seita judia fundada por volta do ano 150 a.C., nos tempos do Macabeus, e cujos habitavam uma espécie de mosteiro, formando uma associação moral e religiosa. Ensinavam-se o amor a Deus e ao próximo, a imortalidade da alma, e acreditavam na ressurreição. Não se casavam, condenavam a escravidão e a guerra, tinham bens e comuns e se dedicavam à agricultura. Ao contrário dos saduceus sensuais, que negavam a imortalidade, e dos fariseus, enrijecidos com as práticas exteriores, e para os quais a virtude era apenas aparências, não tiravam nem um partido nas disputas que dividiam essas duas seitas. Seu tipo de vida se parecia com os dos primeiros, e os princípios morais que professavam fizeram algumas pessoas pensar que Jesus tivesse feito parte dessa seita antes de começar a sua missão pública. O que se tem certeza é de que Jesus pode tê-la conhecido, mas não há nada que prove que Ele a tenha adotado, e tudo o que se escreveu sobre este assunto não tem comprovação

            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário