Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de julho de 2012

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - ALLAN KARDEC. - CAPÍTULO III. - MÉTODO. - QUESTÃO Nº. 18.


                                                    CAPÍTULO III.

                                                          MÉTODO.

            18. O desejo natural e muito louvável de todo adepto desejo que não se saberia mais encorajar, é o de fazer prosélitos. Foi com a finalidade de facilitar sua tarefa que nos propusemos a examinar aqui o caminho mais seguro, a nosso ver, para atingir esse objetivo, a fim de poupar-lhes esforços inúteis.
            Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia, aquele que quer seriamente conhecê-lo deve, pois, como primeira condição, sujeitar-se a um estudo sério e se persuadir de que, como em toda outra ciência, não se pode aprender brincando. O Espiritismo, já o dissemos, toca em todas as questões que interessam à Humanidade; seu campo é imenso e é, sobretudo, em suas consequências que deve ser examinado.
            A crença nos Espíritos, sem dúvida, forma-lhe a base, mas não basta para fazer um espírita esclarecido, da mesma forma que a crença em Deus não basta para fazer um teólogo. Vejamos, pois, de que maneira é conveniente proceder nessa instrução para levar, mais seguramente, à convicção.
            Que os adeptos não se espantem com essa palavra instrução; não é apenas o ensinamento dado do alto do púlpito ou da tribuna: há também o da simples conversação. Toda pessoa que procura persuadir uma outra, seja através de explicações, seja pelo caminho das experiências, ensina: o que desejamos, é que seu trabalho frutifique e, por isso cremos dever dar alguns conselhos, dos quais poderão igualmente se aproveitar aqueles que desejam instruir-se por si mesmos; neles encontramos o meio de atingir, mais seguramente, e mais prontamente o objetivo.

                        Fonte: O Livro dos Médiuns - Allan Kardec - 18 º edição - Abril de 1991, Editora Instituto de difusão Espírita de Araras, SP.                     


                                   RHEDAM. (rhedam@gmail,com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário