Powered By Blogger

sábado, 21 de julho de 2012

- VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES. - Nº. 7. - ENSAIO BIOGRÁFICO. - PREÂMBULO. (QUARTA PARTE.) - SILVIO BRITO SOARES.


                                     ENSAIO BIOGRÁFICO.

    (Nota: Devido à extensão do conteúdo dividiremos em nove partes).

                                                     PREÂMBULO        (Quarta Parte)

            O Dr. Lauro Neiva, competente psiquiatra, com larga prática nos hospitais da América do Norte, e do Canadá, em seu interessante livro Aconteceu no Outro Mundo, fez está corajosa confissão:
            Pelo que aprendi em seis longos anos de Medicina, eu deveria ser, em questões religiosas, já não digo um ateu, porém no mínimo, um mentecapto em matéria espiritual. Felizmente, nem estando carente do razoável saber e da boa fé, nem estando carente do razoável saber e da boa-fé, nem estando preso a nenhum sistema religioso, filosófico, político ou literário, não fiquei inerte, e reagi às estreitas normas do formalismo acadêmico. "Pouco me importava que colegas ilustres comentassem a minha atividade nesses estudos, admirados de verem um psiquiatra tão conceituado metido no Espiritismo”. Huxley, Flammarion, Richet e Crookes não eram, ao que me consta, imbecis...
            “Não receio a crítica sadia, honesta e construtiva; mas rejeito, com o silêncio, a leviandade hostil dos sectários." Não gosto de polêmicas e, diante de certas matreirices, como a daqueles que, para invalidarem o trabalho dos mortos, afirmam ter feito, às escondidas, uma mão de parafina igual a dos Espíritos materializados – feita na água fervente! – só rindo...
            “A única autoridade científica de renome inatacável, ligada a mim por laços de amizade indestrutível, que me poderia censurar, uma vez que fui seu assistente durante quinze anos, agradecido, portanto, aos seus ensinamentos, seria o Prof. Henrique Roxo. O Mestre a amigo, entretanto, com mais de oitenta anos de idade, não deixou de continuar a respeitar as minhas preferências de estudioso, pois, com enorme honra para mim, me envia clientes seus e me faz, demonstrando especial modéstia, seu médico, às vezes!”
            E conta-nos, então, O Dr. Lauro Neiva, que “o Prof. Henrique roxo, ainda hoje considerado um ferrenho inimigo do Espiritismo, escreveu em sua monumental obra Manual de Psiquiatria, edição terceira, 1938, página 754: “O Espiritismo, que é praticado por grandes sábios e que motivou um excelente livro do justamente pranteado Prof. Charles Richet, deve ser estudado". Não provoca a loucura, aquele que pode ser causa, é o Espiritismo de Exploração, dos ignorantes, das classes populares”.   

            Fonte: - Livro “VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES”  - SILVIO BRITO SOARES – 4 ª. Edição – Editora FEB. – Rio de Janeiro, RJ. – Agosto de 1978.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário