Powered By Blogger

terça-feira, 24 de novembro de 2015

- MENSAGEM PARA MEDITAR. - N º. 202. - O EGOÍSMO E O ORGULHO V. - SUAS CAUSAS, SEUS EFEITOS E OS MEIOS DE DESTRUÍ-LOS. - ALLAN KARDEC.

            O EGOÍSMO E O ORGULHO V.

SUAS CAUSAS, SEUS EFEITOS E OS MEIOS DE DESTRUÍ-LOS.
           
            “Destruir o egoísmo e o orgulho é coisa impossível, dir-se-á, porque esses vícios são inerentes à espécie humana. Se isso fora assim, seria necessário desesperar de todo o progresso moral; no entanto, quando se considera o homem em suas diferentes idades, não pode desconhecer um progresso evidente: portanto, se ele progrediu, pode progredir ainda. Por outro lado, é que não se encontra nenhum homem desprovido do orgulho e do egoísmo? Não se vêem, ao contrário, essas natureza generosas nas quais o sentimento de amor ao próximo, de humildade, de devotamento e de abnegação, parecem inatos? O número é menor do que dos egoístas, isto é certo, de outro modo estes últimos não fariam alei; mas há deles mais do que se crê, e se parecem tão poucos numerosos é que o orgulho se põe em evidência, ao passo que a virtude modesta permanece na sombra. Se, Pois, o egoísmo e o orgulho estivessem nas condições necessárias à Humanidade, como as de se nutrir para viver, não haveria exceções; o ponto essencial é, pois, chegar a fazer exceção passar ao estado de regra; para isso, antes de tudo. Trata-se de destruir as causas que produzem e sustentam o mal.”

                                                                                  ALLAN KARDEC.

            Fonte: O Livro “OBRAS PÓSTUMAS”, - Allan Kardec –27 a. Edição. –Instituto de Difusão Espírita , - Araras, SP. – Maio 2012.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário