Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - O LIVRO DOS ESPÍRITOS. - LIVRO SEGUNDO. - CAPÍTULO. XI. - OS TRÊS REINOS. - OS ANIMAIS E O HOMEM. - Questão. Nº. 592. - ALLAN KARDEC.

                   O LIVRO DOS ESPÍRITOS.                    

                               LIVRO SEGUNDO.

                                     CAPÍTULO. XI.

                                   OS TRÊS REINOS.

                      OS ANIMAIS E O HOMEM.

            Questão. Nº. 592. – Se compararmos o homem e os animais, com respeito à inteligência, a linha demarcatória parece difícil de ser estabelecida, porque certos animais têm, a esse respeito, uma superioridade notória sobre certos homens. Essa linha demarcatória pode ser estabelecida de maneira precisa?  

            - Sobre esse ponto vossos filósofos não estão quase nada de acordo. Uns querem que o homem seja um animal, outros que o animal seja um homem; estão todos errados. O homem é um ser a parte que se rebaixa, algumas vezes, muito baixo, ou que pode se elevar bem alto. Fisicamente, o homem é como os animais, e menos dotados que muito deles. A Natureza lhes deu tudo aquilo que o homem é obrigado a inventar com sua inteligência para a sua necessidade e a sua conservação. É verdade que seu corpo se destrói como o dos animais, mas seu Espírito tem um destino que só ele pode compreender, porque só ele é completamente livre. Pobres homens, que vos rebaixais abaixo da brutalidade! Não sabeis vos distinguir? Reconhecei o homem pelo pensamento de Deus.  

Fonte: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” - Allan Kardec - 54a. Edição - Editora LAKE - São Paulo, SP - 1994.


                       RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário