Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

A PRIMEIRA ESCOLA. É O LAR.

                                               A PRIMEIRA ESCOLA.
                                                                                  Deixar vim a mim os pequeninos...
            Reportou-se o Mestre, sem dúvida, aos ensinos, ao roteiro que traçava por norma de aperfeiçoamento, à moral que pregava e exemplificava.
            “Jesus é o Caminho, a Verdade, e a Vida, através do Evangelho.
            Conduzir as crianças a Jesus significa incutir-lhes nos corações os preceitos evangélicos, a fim de que os seus atos possam revelar, no futuro, nobreza e dignidade.
            O Espiritismo, através das escolas de Evangelho, vem cuidando de levar os pequeninos ao Mestre, fazendo-os apreender as imortais lições da Boa Nova do Reino.
            Urge, contudo, que o meritório esforço das nossas instituições, polarizando-se na criança, não encontre obstáculos na despreparação evangélica dois pais, para evitar que a criança “ouça”, nos Centros luminosos conceitos de espiritualidade e moral, mas “veja” e ”sinta”, dentro de casa, no próprio lar, inadequadas atitudes de egoísmo e torpeza.
            Não basta, pois evangelizar as crianças nas instituições espíritas.
            É imprescindível que essa educação alcance, também, os genitores e responsáveis,...
            A primeira escola é o lar.
            O Lar evangelizado dá à criança, grava-lhe, na consciência, as firmes noções do Cristianismo sentido e vivido. ...”desde os primeiros instantes da vida física, das sublimes vibrações que só um ambiente evangelizado pode assegurar...
            Imprime-lhe, o caráter, os elementos fundamentais da educação. Devemos buscar é a realidade educativa, moral, que sentido de perene renovação.
            Cuidar da criança - esquecendo os pais da criança - parece-nos esforço incompleto.
            Sendo o Lar a primeira escola, os pais representam os primeiros educadores, através dos seus exemplos, com atitudes, autoridades, cultura, experiência, hábitos (cuidado com os nossos vícios), palavras (cuidados com as debaixo calão), pois, nessa escola a criança vive vinte e quatro horas por dia, enquanto que com as Evangelizadoras, Espíritas de Moral-Cristã, apenas duas horas semanais.

25. Estudando o Evangelho - Martins Peralva - Caps. 8-pág. .49 a 52-4º Edição – FEB - Rio de Janeiro – RJ -1982.

                                                                            RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário