Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A ARTE DE VIVER COM... AMIZADE. Nº. 11.

                                               A ARTE DE VIVER COM...
                                                           - Amizade,...
            No nosso relacionamento existencial com as pessoas que conhecemos vamos formando um vínculo e com o tempo esses conhecidos transformam-se em amigos.
            Transformam-se em amigos ou em companheiros? Eis a questão.
            Aos poucos vamos nos conhecendo melhores e a cada encontro aumentamos uma parcela de intimidadas, somos colegas no trabalho, na escola, no clube social, nos relacionamentos familiares, com uns mais e com outros menos, mas o grau de conhecimento vai aumentado.
            Muitas vezes esse relacionamento não cresce não se desenvolve, pois, há alguma coisa entre as pessoas envolvidas, a simpatia não é verdadeira. Há casos em que conhecemos uma pessoa e naquele momento, parece-nos que já nos conhecíamos de muito tempo, existe momentaneamente uma empatia entre ambos, faltava-lhes apenas a aproximação, aos poucos nos conhecemos melhor, e com isso evoluímos juntos, o que é muito bom.
            Para descobrirmos se de fato existe uma amizade franca, sincera, devemos tanto nós como com os quais nos relacionamos termos uma postura digna, nem menor e nem maior que a outra pessoa.
            Numa amizade real, verdadeira, não pode existir a mentira, o melindre, a hipocrisia, o pré-julgamento, o preconceito, as criticas ferrenhas feitas distante do conhecido, pois, assim impedimos deles defenderem os seus pontos de vista.
            A amizade é uma forma de relacionamento livre, sem querermos controlar ou ser controlados, é aceitar as pessoas como elas realmente são, sem modificá-las em nada, sem escolher nada para elas e sem deixarmos que escolham por nós, é viver com uma simplicidade a toda prova, em todos os momentos, não é aceitar pessoas por conivência, ou aceitá-las, quando estamos a sós sem outras companhias.
            A verdadeira estima é aquele que não se mede por cor da pele, posses materiais, conhecimentos intelectuais, status social, ou cargo importante, ela é medida pela sinceridade e pelo prazer que temos em estar junto dessa pessoa com virtudes e defeitos.
            Quando descobrimos algum defeito de caráter, nos afastamos com medo de sermos contaminados, ao invés de nessa hora mostrarmos que somos realmente amigos e auxiliá-lo a vencer a si mesmo.
            Uma amizade é sentida na hora da dor física, ou, quando somos atacados por sofrimentos sentimentais e do comportamento. Nessa hora, nos faz bem um ombro amigo para chorar sem se lamentar, ouvir uma palavra mesmo que doa, mas verdadeira, ou, agarrar-se a uma mão estendida como sendo a única que poderá segurar-nos para evitar de cairmos ou amenizar a nossa queda.
            O amigo é aquele que não concorda com os nossos erros, mas, nos apóia a não errarmos mais, Ele, é sempre o mesmo em qualquer situação, não mede esforços para nos mantermos unidos pelos laços de afeição que sempre nos uniu.
            Certos que podemos contar com eles, jamais esperamos ser decepcionados por eles, mas, precisamos entender que essa amizade exige muita doação e paciência, porém, haverá uma oportunidades que o nosso amigo não estará a nossa disposição.
            Deverá estar cumprindo com os seus compromissos de qualquer ordem, mas, no primeiro momento possível ele estará ao nosso lado para que possamos nos fortificar para sairmos da situação dolorosa em que nos encontramos
            A amizade eficiente é àquela em que não transferimos nossas responsabilidade para os nossos amigos, não causamos constrangimentos, não os colocamos diante de decisões indesejáveis para conosco, ela é aquela que deixamo-lo livre, sem apresentarmos para o nosso companheiro uma decisão importante que só diz respeito a nós mesmos decidir.
            Amizade verdadeira não transfere problemas, nem requer soluções, é sentimento sábio que nos diz que temos alguém ao nosso lado na hora em que nos sentimos sozinho, com a nossa consciência, com os nossos erros, as nossa inverdade, e ilusões.
            Amizade é não colocar alguém num pedestal de infalibilidade, ou, numa redoma de ouro de um ser irreprochável, mas, termos consciência que ninguém está isento a cometer erros e apresentar defeitos de caráter.
            Ela tem que ser consciente de ambas as partes, pois qualquer um dos envolvidos num relacionamento amistoso poderá num certo momento falhar até inconscientemente.
            A amizade é o prelúdio de uma relação mais profunda entre os seres, o que conhecemos por amor.
 
                                                                           RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário