Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS.

            Os médiuns de efeitos físicos são aqueles que apresentam aptidão a produzirem fenômenos materiais, tais como os movimentos dos corpos inertes, os ruídos, etc. São médiuns facultativos ou médiuns involuntários.
            Os médiuns facultativos são aqueles que têm consciência do seu poder e que produzem fenômenos espíritas por ato da sua vontade. Essa faculdade é inerente ao homem, apresenta um grau variável em cada um, é pequeno o número de pessoas que não a possuem, ou seja, nula, também é reduzidíssimo, muito raro o número de médiuns que apresentam essa faculdade apta a suspenderem corpos pesados no espaço, a translação aérea, sobre tudo, as aparições. Os mais simples efeitos são os da rotação de um objeto, das pancadas pelo levantamento desse objeto ou na sua própria substância. Não devemos ligar uma importância capital a esses fenômenos e nem negligenciá-los, podem dar lugar a observações interessantes e ajudar a convicção. Essa faculdade é rara naqueles que têm meios mais perfeitos de comunicação, como a escrita ou a palavra. Geralmente a faculdade diminui num sentido, à medida que se desenvolve em outro. 
            Os médiuns involuntários ou naturais são aqueles cuja influência se exerce com o seu desconhecimento. Não têm nenhuma consciência do seu poder e, freqüentemente, o que se passa de anormal ao seu redor não lhes parece em nada extraordinário; isso faz parte deles mesmos, absolutamente como as pessoas dotadas da segunda vista e que dela não suspeitam. Devemos observar muito bem esses fatos que chegam ao nosso conhecimento, recolher todas as informações possíveis e estudá-los, manifestam-se em todas as idades, e, freqüentemente em crianças muito jovens.

 - Fonte: Livro dos Médiuns. questão 160. Allan Kardec. FEB.

                                                                            RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário