Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A ARTE DE VIVER COM... COLABORAÇÃO. Nº. 9.

A ARTE DE VIVER COM ...
                                                           “Colaboração”...         
            O homem é um ser social, vivendo em sociedade com deveres e direitos a serem assumidos e cumpridos.
            Façamos uma analogia com as abelhas, podemos dizer que somos uma grande colméia e que não podemos viver só, um homem que se isolasse numa ilha sentiria a falta de uma companhia.
            E quando encontrasse outro ser humano, a partir desse momento teria que cumprir regra de bem viver e compromissos a respeitar, também ocorreria competição e haveria uma necessidade de confiança e colaboração entre ambos, para que a vida social que se iniciara naquele momento se tornasse amistosa e saudável.
            Na vida das abelhas, o termo “social” empregado para essas espécies significa que certos números de indivíduos vivem em conjunto numa comunidade estreitamente integrada e que estes indivíduos dependem, até certo ponto, uns dos outros.
             O mesmo ocorre com nós seres humanos, vivemos em sociedade e precisamos fazer a nossa parte das responsabilidades atribuídas a nós para que possamos viver integrados uns com os outros.
            As abelhas alimentam-se somente de néctar e de pólen, ao recolher-lhes elas trabalham, prestando um grande serviço a Natureza, à polinização das flores em que pousam. Essas duas substâncias são alimentos indispensáveis para a comunidade da colméia.
            Na colméia todas tem suas responsabilidades e cumprem com o seu instinto natural, nós os racionais em certas épocas nos envergonharíamos delas, pois, muitas vezes falhamos com a realização do que nos cabe fazer, sobrecarregando outros e em muitos casos parasitando-os, tirando o resultado do trabalho daqueles que produziram enquanto cantávamos que nem as cigarras.
            Nas colméias as abelhas obreiras alimentam as larvas com uma papa especial, mistura de mel e pólen, para fazê-las crescerem e se tornarem adultas para fazerem e produzirem no amanha o que hoje elas fazem e produzem.
            Elas cuidam das gerações futuras, pois se não fizerem isso poderá ocorrer dizimação da espécie, elas não pensam em glórias e poder, simplesmente em cumprirem o que lhes cabe fazer. Protegem suas colméias da luz e do ar frio para que a colméia tenha calor e se desenvolva.
            As abelhas obreiras jovens tem suas responsabilidades de produzirem a cera na construção dos favos, através das suas glândulas situadas na parte inferior do corpo.
            E nós homens inteligentes, em alguns casos despretensiosamente cuidamos das nossas crianças com alimentos, agasalhos e remédios, mas, que colaboração lhes damos para crescerem com dignidade, com respeito e sendo respeitosos como cidadãos
            Em muitos casos achamos melhor só alimentá-las e deixá-las ao léu como folhas secas carregadas pelo vento, hoje pra cá, amanha pra lá, sem rumo evolutivo, chegando um momento em que nos tornaremos vítimas das nossas vítimas, daí não poderemos reclamar.
            A colaboração sempre existiu desde que o homem chegou ao Planeta Terra, e alguns homens destacaram-se nesse altruísmo para com a humanidade como, por exemplo:- ”Jesus, o amor; Hipocrates, a medicina, Sócrates, a filosofia, e assim por diante”, mais recentemente Osvaldo Cruz, Sabbin, Einstein, Dante Aleguieri, Machado de Assis, e tantos outros.
            Para nós piracicabanos, também aqui em nosso meio tivemos colaboradores que colaboraram com o desenvolvimento de nossa cidade e da nossa sociedade, apenas como exemplo, pois faltaria espaço para descrever nomes e seus feitos nos vários ramos em que se destacaram. 
            Citamos o primeiro escritor brasileiro de histórias infato-juvenil Tales Castanho de Andrade, os dois de recente e saudosa memória Leandro Guerrini professor, musicista e escritor, e nada menos de Walter Acorsi, cientista, professor e pesquisador da nossa Luís de Queirós, eles fizeram a sua parte, deixaram-nos exemplos que devem ser sempre serem lembrados.
            Com isso, não queremos dizer que todos precisamos nos destacar em um setor especial, em alguma área específica, para nos tornamos colaboradores em prol de benefícios para a humanidade, o que devemos fazer é a nossa parte, cuidar nossas atitudes pessoais, como exemplo, podemos citar no transito, não impedindo o curso normal das vias publicas, respeitar bens públicos, respeitar os cidadãos que zelam pelo nosso bem estar social, evitamos de causarmos problemas e constrangimentos para os outros semelhantes, lembremos sempre que se cumprirmos com os nossos deveres e nossas obrigações os nosso direitos serão preservados e respeitados. Direitos esses que vai até o limite em que começam as responsabilidades para com os outros concidadãos.
            Devemos conjugar o verbo colaborar na primeira pessoa do singular (ex. Eu colaboro), para que os resultados sejam expressos na conjugação de todos os verbos na primeira pessoa do plural (ex. Nós ganhamos).
            Deste modo, teremos um melhor relacionamento entre os cidadãos, e a humanidade.
            Colaborar também é um ato de amor.

                                                                            RHEDAM.(rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário