Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA E OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - APOIO FRATERNO. - N º. 117. - EDUCAÇÃO - DROGAS UM DESAFIO PARA OS PAIS. ATENÇÃO CONSTANTE - PREPARAR NOSSOS FILHOS. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

 EDUCAÇÃO - DROGAS UM DESAFIO PARA OS PAIS.

ATENÇÃO CONSTANTE - PREPARAR NOSSOS FILHOS.

            A primeira atitude dos pais deverá ser a da atenção para com os seus filhos, orientando e estando alerta para evitar o contato com a droga.
            Ensiná-los a lidar com o convite aos tóxicos, não aceitando coisas de estranhos, não se enganando com desafios que nos levem a experimentá-los (tóxicos), prevenindo-os dos perigos e prejuízos de tal consumo, orientando-os a não se envolverem com pessoas ligas ao tráfico ou distribuição com os entorpecentes, acompanhando-lhes as reações ante os problemas da vida.
            Desde os primeiros dias da infância, não ministrar remédios a esmo nem estimulá-los à automedicação, nem deixar que terceiros o façam, dando você mesmo a dose necessária.
            Buscar descobrir, quanto antes possível, se seu filho está usando drogas, ou se já usou, a não se tornar dependentes delas. A recuperação de jovens no início do contato, alcança sucesso de até 90%; já, como dependentes profundos, alcança apenas 10 a 20%.
            Observar sintomas que em conjunto (individualmente significam outro problema médico e psicológico) possam trazer indícios de envolvimento: mudanças de comportamento, apatia, indiferença, falta de apetite, desinteresse pelos estudos e esportes, desleixo com a própria aparência, troca do dia pela noite e outras na mesma direção.
            Estes cuidados permanentes podem cansar, contudo lembramos certa afirmativa de Chico Xavier, cuja obra deslembramos: “Nossos filhos são tesouros  ao mesmo tempo, tesouras para cortar nossas arestas...”
            A melhor atitude dos pais para prevenir é das mesmas que veremos adiante para corrigir e suportar o problema. Aqui colocamos alguns cuidados para evitar que nossos tutelados caiam nessa armadilha. Alias, prevenção será sempre mais barato e mais fácil do remediar.
            Abracemos o alerta da nossa querida Joana de Ângelis: “Se és pai ou mãe, não pense que o teu lar estará poupado. Observa o comportamento dos filhos, mantém-te atento, cuida deles desde ante da ingerência e do comprometimento nos embalos dos estupefacientes e dos alucinógenos, em cuja oportunidade podes auxiliá-los e preservá-los”.
            O que vem acontecendo nos lares é que a maioria dos pais e das mães estão despreparados para enfrentar as dificultas do trabalho educativo e acabam por tomar atitudes erradas, tanto na prevenção quanto na terapêutica, para corrigir os problemas que surgem.
            A maioria é muito complacente em relação à conduta de seus rebentos, influenciados pelo liberalismo que vige nos dias atuais, apesar de já estar havendo uma mudança no enfoque e na necessidade do não.

            Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário