Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º. 117. - SOMANDO PACIÊNCIA E AMOR. - A PALAVRA E O EXEMPLO NA EDUCAÇÃO. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.

         SOMANDO PACIÊNCIA E AMOR.

  A PALAVRA E O EXEMPLO NA EDUCAÇÃO.

            Não basta repetir qualquer lição: é preciso que essas lições sejam provas de nosso esforço no rumo da iluminação espiritual.
            Nossas palavras e exemplos traduzirão o que o nosso coração carrega em termos de valores morais.
            O mestre por excelência é Jesus, e encontramos no Evangelho o maior manancial de recursos para o trabalho educativo. Nele se encerram as palavras de lz somadas ao testemunho pessoal do Cristo.
            Casimiro cunha nos brinda com graciosa trova:

                        “Aconselhar é sublime,
                        É doce e belo dever.
                        Contudo, além de ensinar,
                        Impõe-se o verbo fazer.

            É preciso, portanto, carregar nossas palavras com o verbo do amor, e nossos atos com o testemunho de equilíbrio. Deste modo seremos educadores conscientes da grande missão que nos compete, transmitindo ensinos edificantes a fim de penetrarem cérebro e coração do educando.
            Busquemos falar, sentir e viver o Evangelho, cumprindo nossas obrigações o mais fielmente possível, ensinando pela voz e pelos atos, convencendo pala sinceridade das nossas realizações no lar e na vida. Tenhamos a humildade de caminhar junto aos nossos filhos, não como alguém superior a vigiá-los, mas como companheiros mais experientes e amadurecidos e ampará-los na jornada.
            Acerca disso, Humberto de Campos traz-nos uma explicação do Divino Mestre: “Quando quiseres esclarecer o espírito de alguém, nunca lhe mostres que sabes alguma coisa; sofre, porém, com suas dores e colherás resultado”.    

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth – 3 ª. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário