Powered By Blogger

terça-feira, 23 de setembro de 2014

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS. - CAPÍTULO V. - MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS. - ITEM N º. 88. - ALLAN KARDEC.

                  LIVRO DOS MÉDIUNS.

                         SEGUNDA PARTE.

  DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS.

                               CAPÍTULO V.

MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS.

88. As manifestações desse gênero não são nem raras e nem novas; poucas são as crônicas locais que não encerram alguma história desse tipo. O medo, sem dúvida, frequentemente, tem exagerado os fatos que deveram tomar proporções gigantescas ridículas passando de boca em boca; com ajuda da superstição, as casas onde elas se passaram foram reputadas mal-assombradas pelo diabo, e daí todos os contos maravilhosos ou terríveis de fantasmas. De seu lado, a patifaria não deixou escapar tão bela ocasião de explorar a credulidade, e isso, frequentemente, em proveito dos interesses pessoais. Concebe-se, de resto, a impressão que fatos desse gênero, mesmo reduzidos à realidade, podem causar em personalidades fracas e predispostas, pela educação, às idéias supersticiosas. O meio mais simples se tornam assustadoras quando a causa é desconhecida. Quando se estiver familiarizado com os Espíritos, e aqueles aos quais se manifestam não crêem mais ter uma legião de demônios a lhes perseguir, deles não terão mais medo.
            Pode-se ver, na Revista Espírita, a narração de vários fatos autênticos desse gênero, entre outros a história do Espírito batedor de Bergzabern, cujas más visitas duraram mais de oito anos (números de maio, junho e junho de 1858; a de Dibbelsdorp (agosto de 1858) a do padeiro das Grandes-Vendas, perto de Dieppe (março de 1860); a da Rua de Noyers, em Paris (agosto de 1860); a do Espírito de Castelnaudary, sob o título de História de um condenado (fevereiro de 1860); a do fabricante de São Petersburgo (abril de 1860), e muitas outras.

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, , da 18º. edição, abril de 1991, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     


                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário