Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

- MENSAGEM SOBRE A CRIANÇA. - N º. 154. - ESCOLA ESPÍRITA DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL. - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. - ALLAN KARDEC.

 ESCOLA ESPÍRITA DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL.

              ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO.

Para o melhor funcionamento da evangelização, deverá existir uma boa organização que se iniciará na matricula das crianças, feita preferencialmente, no inicio do período das aulas(admitindo-se matrículas em qualquer época), quando serão aceitas as crianças desde os 2 (dois) anos até os 16 (dezesseis), com uma ficha contendo todos os dados essências.
            Os horários poderão ser fixados por cada Casa Espírita em função das próprias peculiaridades, sendo geralmente aos sábados, à tarde, ou domingos, pela manha, lembrando-se que, uma vez fixado o horário este deverá ser respeitado daí por diante. O calendário poderá acompanhar os das escolas comuns, iniciando-se as aulas em fevereiro e encerrando-as em fins de novembro, respeitando o recesso de julho.

            A divisão das salas será feita pelos ciclos, observando-se a faixa etária das crianças, podendo haver dentro de cada ciclo mais turmas, desde que haja a existência de mais salas e evangelizadores para tal. A dicvisão tradicional e mais antiga, em que poder ser flexibilizadas as faixas e idades, é a seguinte:

            - Ciclo JARDIM – de 2 a 6 anos –músicas, brincadeiras, histórias, desenhos, modelagens, etc.;
            - Ciclo PRIMÁRIO – de 7 a 10 anos, poemas, jograis, músicas, histórias dramatizadas, etc.;
            - Ciclo INTERMEDIÁRIO – de 11 a 13 anos, questionamentos, debates, estudos em grupo, pesquisas, teatro, etc.;
            - Ciclo PRÉ-MOCIDADE – de14 a 16 anos – aulas profundas, temas p/ jovens, teatro, música, trabalhos práticos (sopa, visitas a entidades diversas, campanhas), explanação pelos alunos, etc., hoje já chamada de Juventude I
            Hoje está se implantando o DIJ – Departamento da Infância e Juventude, sob a orientação da FEB, a aproximando mais jovens e crianças, criando tarefas em conjunto. A divisão que se está adotando pelos que aderem o DIJ é a seguinte:
            - Maternal – 3 e 4 anos;
            - Jardim – 5 e 6 anos;
            - 1º ciclo – 7 e 8 anos;
            - 2º ciclo – 9 e 10 anos.
            - 3º. Ciclo – 11 e 12 anos.
            - Juventude 1º ciclo – 13 a 15 anos.
            - Juventude 2º ciclo – 16 e 17 anos.
            - Juventude 3º. Ciclo – 18 a 25 anos.

            O temário girará sempre em torno dos princípios da Doutrina Espírita, variando a profundidade de acordo com o ciclo. Os temas básicos seria: DEUSS, prece, vida de JESUS, caridade e amor ao próximo, perdão, obediência, importância do trabalho, reencarnação, imortalidade da alma, leis de causa e efeito, desencarnação, mediunidade e corpo espiritual, aulas especiais (sobre Allan Kardec, O Livro Espírita, Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Etc.), temas voltados para a juventude (no caso da Pré-Mocidade): Adolescência, Sexualidade, afetividade,
            Alguns afirmam que bastaria existir o ensino religioso nas escolas, contudo a função de difundir a Doutrina Espírita nas criaturas compete à casa Espírita, agente principal de propagação dos postulados espíritas, responsabilidades esta intransferível e inadiável.
            Além disso, não podemos esquecer que somente onde os princípios evangélicos são trabalhados com sinceridade e convicção, haverá condições reais de se penetrar nos corações para a sementeira evangélica.
            Léon Denis alerta-nos para que se dê aos pequeninos a ciência do Alto: “Não basta ensinar à criança os elementos da Ciência. Aprender a governar-se, a conduzir-se como ser consciente e racional é tão necessário como saber ler, escrever e contar: é entrar na vida armado não só para a lua material mas, principalmente, para a luta moral”.
            A criação e manutenção das Escolas Espíritas de Evangelização é um dos grandes serviços que o Movimento Espírita prestará ao trabalho de educação das almas, transformando-se num essencial ponto de apoio para os pais em seu tão importante mister de construir através da educação a Humanidade do Terceiro Milênio.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário