Powered By Blogger

sábado, 20 de junho de 2015

- MENSAGEM PARA OS JOVENS. - N º. 143. - ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DOS JOVENS! - ASPECTO POSITIVO DA VIDA... - REVISTA INFORMAÇÃO.

ESCLARECENDO AS DÚVIDAS DOS JOVENS!

                ASPECTO POSITIVO DA VIDA...          

            (...) com mensagem de otimismo e amor. Penso que sempre devemos abordar as pessoas pelo ângulo do otimismo, do apoio, damos força, pois a Filosofia Espírita é de otimismo e alegria. Sempre verificamos que alguns orientadores das Casas Espíritas, quando abordados com questionamento semelhante, apresentam sempre o lado negativo do problema, (...) levando as pessoas a um sentimento de culpa, remorsos, diminuído sua auto-estima, desvalorizando-se como ser humano. Além de não ajudar em nada, são sentimentos contrários à Doutrina Espírita, e podem, às vezes, desestimular ou fazer com que as pessoas não produzam ou deixem de externar os mais puros sentimentos de amor. (O Leitor pediu para não ser identificado.)

            (...) e dá ensejo a que nos preocupemos, no meio espírita, com a questão da visão do homem e da vida. (...) Em nossa concepção não cremos existir uma doutrina mais otimista em relação ao homem do que o Espiritismo. Kardec foi um homem otimista; A doutrina Espírita herdou esse caráter dos ideais do Cristo e do pensamento liberalista do século XVIII. As doutrinas religiosas colocavam e ainda colocam, o ser humano como um “incapaz” de promover  a sua própria “salvação” – sendo que, para isso, precisaria de ser promovido a um “estado de graça” no catolicismo, ou a ingenuidade da “fé” cega no protestantismo.
O Espiritismo veio proclamar que o homem é o construtor do se próprio destino, é o agente da História, o promotor do progresso, manifestação patente e inconteste do Poder Criador. Sua presença no mundo não é obra do acaso e nem ele está aqui para sofrer. O sofrimento por seu turno, não é fruto do capricho divino em detrimento da criatura frágil e indefesa. A vida, pelo contrario, é um desafio, um desafio ao crescimento, ao progresso, um convite ao bem estar, à felicidade, que é o desejo de todos nós.
Enquanto vivemos, estamos nos construindo, porque estamos construindo igualmente um mundo a nossa volta, encontrando toda sorte de oportunidades para sermos melhores hoje em relação a ontem e amanha em relação a hoje. Sabemos que não há efeito sem causa, sabemos que arcamos sempre comas consequências  de nosso atos, mas sabemos também que sofremos apenas porque devemos, porque temos algo a pagar, mas porque a construção do bem é difícil e nada se faz sem trabalho, sem esforço e até mesmo sem sacrifício. Por isso, é conveniente para todos nós encarar a vida com um constante desafio à nossa capacidade de promover o bem, sem perder o tempo com lastimações, por que o que passou não volta e, se houve erro, só nos resta corrigir e ir em frente. Sentimentos de culpa são situações conflituosas da alma que não ajudam a construir o presente, nem a preparar o futuro, pois, ao invés de levantar quem está caído, contribui ainda mais para se prostrar inerme. Por isso, devemos tomar cuidado para que, em nossa mensagem espírita, não transmitamos cargas pesadas de acusações contra os outros, não venhamos a desencadear uma consciência culpada e enfraquecida pelo peso dos erros cometidos, tornando-a incapaz de reagir aos conclamos da vida ao reerguimento. O otimismo, necessariamente, deve fazer parte da mensagem espírita; não o falso otimismo, que se vale da mentira para tirar falsas ilações, mas uma expectativa confiante, uma fé raciocinada, que trilha por caminho seguro e certo. Abraçando a ideia do progresso permanente, que se baseia na capacidade evolutiva do homem, os Espíritos disseram a Kardec: “... o homem deve progredir sem cessa e não pode retornar ao estado de infância. Se ele progride é porque Deus quer assim. Pensar que ele pode retroceder à sua condição primitiva, seria negar a lei do progresso.”

Fonte: Revista Informação – Ano XVI – Nº. 187. - Junho de 1992.


                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário