Powered By Blogger

sábado, 20 de junho de 2015

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - CAPÍTULO V. - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS. - DEVE-SE PÔR UM FIM PROVAS DO PRÓXIMO - ITEM N º. 28. - ALLAN KARDEC

 EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

                           CAPÍTULO V.

       BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS.


  DEVE-SE PÔR UM FIM PROVAS DO PRÓXIMO

       28. Um homem está em agonia, presa de cruéis sofrimentos; sabe-se que o seu estado é desesperador. Será permissível poupar-lhe alguns instantes de angústias, apressando-lhe o fim? 

            Quem vos deu o direito de prejudicar os desígnios de Deus? Não pode ele conduzir um homem até à borda de uma vala para daí o desviar, a fim de que este, voltando-se sobre si, seja conduzido a outros pensamentos? Em qualquer extremo que esteja um moribundo, ninguém pode dizer com segurança que é chegada a sua última hora. A ciência já não se tem enganado nas suas previsões?
            Bem sei que casos há que se podem considerar com razão desesperadores, mas mesmo quando não há esperança alguma de retorno definitivo à vida e à saúde, não vemos numerosos exemplo de, no momento de soltar o último suspiro, o doente se reanimar  e recobrar as faculdades por alguns instantes? Pois bem, esses momentos de indulto, que lhe são concedidos, podem ser-lhe da maior importância, pois ignorais as reflexões que o seu Espírito poderia haver feito nas convulsões da agonia, e quantos tormentos lograria afastar-lhe um lampejo de arrependimento.
            O materialista, que só vê o corpo e não leva em conta a alma, desconhece estas coisas, mas o espiritista, que sabe o que se passa além-túmulo, esse conhece o valor do derradeiro pensamento. Atenuai os últimos padecimentos tanto quanto puderdes, mas guardai-vos de abreviar a vida, ainda que seja por um minuto pode estancar muitas lágrimas no futuro. (São Luís, Paris, 1860.)

         Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.


                                   RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário