Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de junho de 2015

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - SEAREIROS DA ATUALIDADE. - OS ANIMAIS, NOSSOS PARENTES PRÓXIMOS (1). - VICTOR RIBAS CARNEIRO.

           SEAREIROS DA ATUALIDADE.

 OS ANIMAIS, NOSSOS PARENTES PRÓXIMOS (1).

            Respondendo a Questão 607 de “O Livro dos Espíritos”, os mentores de Allan Kardec disseram-lhe que a alma humana, na sua origem, passou por uma série de existências qe precedem o período a que chamamos Humanidade.
            Diante dessa assertiva, negar nosso parentesco com os animais inferiores ou irracionais seria o mesmo que negar o que dissera o Espírito de Verdade ao mestre lionês, quando da realização do seu meritório trabalho da codificação do Espiritismo, há mais de cento e vinte anos, codificação essa que encerra os ensinamentos constituintes dos postulados da Doutrina Espírita.
            A mesma Questão, na letra (a) esclarece pereptoriamente que “nesses seres(os animais), cuja totalidade estamos longe de conhecer, é que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida... É, de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra, então, no período da humanização, começando a ter consciência do futuro, capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade de seus atos. Assim, à fase da infância segue-se a da adolescência, vindo depois a da juventude e a da madureza. Nessa origem, coisa alguma há de humilhante para o homem. Sentir-se-ão humilhados os grandes gênios por terem sido fetos informes nas entranhas que o geraram?...
            Cremos não seja necessário a transcrição total desta resposta, pois o que citamos basta para nos convencer de que antes de o Espírito encarnar na espécie humana. Isto é, antes de o Espírito encarnar na espécie humana, isto é, antes do período de humanização, já estava sendo elaborado, segundo os desígnios do Criador. Daí por que disseram os mentores de Kardec que os Espíritos foram criados simples e ignorantes, porém, dotados do livre arbítrio e capazes de evolver através das múltiplas reencarnações. Entendemos que, a partir daí, o ser inteligente (Espírito) adquire condições de fazer uso da razão para dar seus primeiros passos na senda do progresso moral e intelectual, encarnando da espécie humana.

                                                                       VICTOR RIBAS CARNEIRO.

            Fonte: Livro – SEAREIROS DA ATUALIDADE, - autores Escritores e Jornalistas Espíritas, - 1 ª edição, - Editora ABC DO INTERIOR, (EDITORA EME), CAPIVARI, SP. – 1983.


                                               RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário