Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDO DO ESPIRITISMO. - AULA N º. 17. MÉDIUNS E MEDIUNIDADE. - ANEXO N º. 118. MEDIUNIDADE E EVANGELHO. - FLEXIBILIDADE MEDIÚNICA. - ODILON FERNANDES. (CARLOS A. BACCELLI.)

             MEDIUNIDADE E EVANGELHO.

               FLEXIBILIDADE MEDIÚNICA.

            “Ocorre o mesmo com respeito aos médiuns: com qualidades iguais na potência medianímica, o Espírito dará preferência a um ou a outro, segundo o gênero de comunicações que quer dar.” (Cap. XVI – Segunda Parte – Item 185)

            Existem médiuns que se angustiam porque, por exemplo, não conseguem ser médiuns de obras romanceadas; outros gostariam que fosse assim, mas apenas obtêm comunicações de caráter prolixo e sentido impreciso...
            A chamada flexibilidade mediúnica está diretamente relacionada com estilo do próprio medianeiro, com o seu tipo de vocabulário, com sua tendência literária, enfim, com a sua formação cultural.
            Embora os Espíritos possam escrever poesia através de um médium que nunca compôs um verso, a lógica ensina que eles dão preferência a quem tenha facilidade neste campo.
            Existem médiuns que desejariam ser intérpretes das chamadas “cartas familiares de além-túmulo”, entretanto não revelam qualquer predisposição íntima para tal procedimento.
            Paulo de Tarso, em sua 1 ª epístola aos Coríntios, já anteriormente citada por nós considerava que “os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
            E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
            (...) A manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso”.
            Cada tipo de mediunidade cumpre com uma finalidade de suma importância no contexto geral do intercâmbio com o Invisível.
            Existem Espíritos para todas as espécies de médiuns, e vice-versa.
            Com propósito de aperfeiçoar-se , a Medicina do mundo subdivide-se em “n” especialidades; nenhum médico é menos importante do que outro para a saúde do paciente, porque todos os órgãos coexistem em equilíbrio. Tratar d uma infecção ocular é tão indispensável quanto combater a hipertensão arterial.
            Assim como, depois de formados, os médicos  procuram aprofundar os seus estudos na especialização, os médiuns, uma vez identificada a sua “tendência mediúnica”, devem se concentrar sobre ela, buscando desenvolvê-la ao ponto que lhe seja possível.
            Médiuns existem que serão excelentes “passistas”, mas talvez limitados oradores; outros talvez sejam bons oradores, mas deixarão a desejar como psicógrafos...
            Neste capítulo, ainda carecemos de considerar as importantes palavras de Kardec: “Fora das causas de aptidão, os Espíritos se comunicam ainda mais ou menos voluntariamente por tal ou tal intermediário, segundo suas simpatias; assim, em condições iguais, o mesmo Espírito será sempre mais explícito com certos médiuns, unicamente porque melhor lhe convém.”
            Às vezes, sobre determinado assunto, o mesmo Espírito, dependendo do seu grau de simpatia entre dois ou mais médiuns, pode expressar-se de forma diferente, dizendo a um o que não confia dizer a outro. Este é um aspecto de suma relevância no estudo da mediunidade.
            Por exemplo, se entre nós, eu e o médium de que me valho neste trabalho, não houvesse um clima de confiança recíproca, o bom senso me levaria a não abordar determinados temas porque, inclusive, poderia vir a prejudicá-lo; mas como percebo a sua boa intenção em servir aos propósitos da Doutrina Espírita, escrevo sem maiores preocupações. Isto pode vir a não ser sempre assim, porque os Espíritos sérios – e tenho me esforçado para ser um deles, se afastam dos médiuns que perdem a seriedade.
            Em meu caso específico, que sempre fui um aficionado do estudo da mediunidade, encontrei neste meu companheiro o gosto pelo assunto, permitindo-nos desenvolver o tema em que buscamos nos “especializar”, embora nos reconheçamos seus meros aprendizes; e tanto  é assim que temos constantemente a Berto sob as nossas vistas (O Livro dos Médiuns, que consultamos em conjunto sempre que necessário...
            Se nem todo medianeiro se presta a exercer todos os tipos de mediunidade, nem todos os Espíritos se revelam aptos ao manejo de todas as espécies de mediunidade, porque entre nós, os desencarnados, também existe a “especialização”. Um Espírito pintor, por exemplo, carecerá de encontrar um médium com semelhante predisposição mediúnica.
            Para o Espírito, se assim nos expressar, o médium ideal é sempre um “achado” que enquanto pode, ele procura preservar em nome do Senhor.

Fonte: Livro Mediunidade e Evangelho - Odilon Fernandes (Espírito) Psicografado por Carlos A. Baccelli - 6o. Edição - Editora Instituto de Difusão Espírita - Araras - SP – Janeiro/2008..


                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário