Powered By Blogger

sábado, 20 de janeiro de 2018

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º. 224. - PROFILAXIA CRISTÃ.- JOAMAR ZANELINI NAZARETH.



              PROFILAXIA CRISTÃ.

            Assim, quais lições no lar serão transmitidas a nossos filhos, como terapêutica contra a doença da violência?
            Na terapêutica da educação, é preciso ministrar remédio adequados. Vejamos os principais:
            Ensinar o perdão e imunizar nossos filhos, pois o perdão é injeção com efeito imediato no combate aos sintomas de vingança e do ódio.
            Emmanuel nos lembra que “Jesus, todavia, nos aconselha a defesa do perdão com a bondade diligente, transformadora sem fim”.
            Outro grande remédio é a religião em nossas vidas. Os valores morais estimulados pelo ideal religioso são poderosos analgésicos contra as dores e dificuldades de nossa jornada física.
            Nosso Chico assevera que “a falta da ideia de Deus e ausência da religião no pensamento da criatura geram tendências a criminalidade, à violência, à subversão...”.
            A disciplina de nossas reações e as de nossos tutelados são importantes para que tenhamos sempre nossas emoções sobre controle, porém disciplina com equilíbrio, pois o excesso traduz violência, ao passo que a ausência denota indiferença.
            O conhecimento dos mecanismos divinos da evolução espiritual é um avanço em nossa visão da convivência social, pois a consciência da que somos espíritos eternos, totalmente responsável por nossos atos, fará que extingamos de vez o movimento de agressão/lesão ao próximo.
            O amor é a grande arma contra a presença deste mal – a violência – em nossos corações.
            Somente plantando amor em seus corações faremos nossos filhos serem preparados para um melhor aproveitamento espiritual nas tarefas do mundo.
            Novamente, Chico Xavier nos esclarece: “Esperemos que o amor se propague no mundo com mais força que a violência e a violência desaparecerá, a maneira da treva quando a luz se lhe sobrepõe”.
            Todos esses valores deveremos cultivar em nosso lares, em nossos corações, e dos de nossos filhos, pois a soma deles constitui o principal elixir contra a violência e a linguagem dos que desconhecem a paz, e só haverá humanidade feliz quando expulsarmos os monstros do egoísmo, da vaidade e do orgulho de nosso mundo íntimo, iniciando a construção da PAZ e partir de nossos lares, de nossas famílias.
            Em vez de queixar-nos do mundo, melhoremo-lo através de nossos atos, pensamentos e palavras.
            Encerramos com uma belíssima indagação de Jesus em um culto no lar de Simão Pedro: “Se não aprendermos a viver em paz entre quatro paredes, coo aguardar a harmonia das nações”.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor JoamarZanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário