Powered By Blogger

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - O LIVRO DOS ESPÍRITOS. - LIVRO SEGUNDO. - CAPÍTULO. XI. - OS TRÊS REINOS. - OS ANIMAIS E O HOMEM. - Questão. Nº. 594. A - ALLAN KARDEC.

          O LIVRO DOS ESPÍRITOS.                    

                   LIVRO SEGUNDO.

                        CAPÍTULO. XI.

                     OS TRÊS REINOS.

           OS ANIMAIS E O HOMEM.

            Questão. Nº. 594. A) - Há animais que não têm voz, ao que parecem, esses não tem linguagem?

            - Eles se compreendem por outros meios. Vós outros, homens, não tendes se não a palavra para se comunicarem? E os mudos, que dizes deles? Os animais, estando dotados da vida de relação, tem meios de se informarem e de exprimirem as sensações que experimentam. Crês que os peixes não se entendem entre si? O homem não tem, portanto, o privilégio exclusiva da linguagem, embora a dos animais seja instintiva e limitada pelo círculo de suas necessidades e de suas idéias, enquanto que a do homem é perfectível e se presta a todas as concepções de sua inteligência.

            Os peixes, com efeito, que emigram em massa, como as andorinhas que obedecem ao guia que as conduz, devem ter meios de se informarem, de se entenderem e de combinarem. Talvez por uma vista mais penetrante que permita distinguirem os sinais que fazem; pode ser também que a água seja um veículo que lhes transmita certas vibrações. Qualquer que seja, é incontestável que eles têm um meio de se estenderem, como todos os animais privados da voz e que fazem trabalhos comuns. Deve-se espantar, depois disso, que os Espíritos posssam se comunicar entre si sem o socorro da palavra articulada? (282).

Fonte: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” - Allan Kardec - 54a. Edição - Editora LAKE - São Paulo, SP - 1994.

                       RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário