Powered By Blogger

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA E AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - N º. 225. - APOIO FRATERNO. - O VÍCIO DE FUMAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS XII.- RAMATÍS. (CHICO XAVIER.)

                     APOIO FRATERNO.

O VÍCIO DE FUMAR E SUAS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS XII.

Pergunta - Conhecemos criaturas que conseguiram viver até 100 anos, embora fumando ininterruptamente! Como se explica isso?

Ramatís - Embora se verifique o caso de criaturas viverem até um cento de anos, fumando e demonstrando boa saúde, como no caso dos camponeses e escravos africanos do Brasil colonial, o fumo é sempre um terrível inimigo da criatura humana. Sem dúvida, a maioria da humanidade não consegue imunizar-se satisfatoriamente contra os seus efeitos perniciosos. Não vemos razões sensatas para se fumar e sofrer as consequências do tabaco só pelo fato de serem notadas algumas exceções em criaturas que, embora fumando exageradamente, ainda gozam saúde. É de senso comum que as resistências orgânicas variam de indivíduo para indivíduo, motivo pelo qual o mais sensato, ainda, é não fumar!
Todas as lesões orgânicas são afetadas pelos venenos do fumo; o cardíaco, principalmente, é uma das maiores vitimas da nicotina e dos ácidos venenosos do tabaco, pois a sua respiração, perturbada pela insuficiência do trabalho do coração, ainda mais se perturba com os tóxicos voláteis que lhe afetam os brônquios e os pulmões. Os hepáticos — cujo fígado funciona com dificuldade para filtrar até as substâncias mais inofensivas — são outras tantas vítimas da ação insidiosa do fumo, pois este, com a sua carga de nicotina, amoníaco, extratos azotados, substâncias minerais, matérias oleosas e graxosas, os ácidos málico, nítrico e oxálico, exige-lhe trabalhos anormais que agravam ainda mais a saúde do enfermo. É de lamentar que muitos dos que ignoram ou fazem pouco caso da nocividade do fumo, já portadores de um fígado combalido pela toxicose alimentar, ainda pratiquem a insensatez de, nas fases de convalescença, fumar cigarro após cigarro!

            Fonte: Livro FISIOLOGIA DA ALMA. – RAMATIS. – Psicografado pelo Médium HERCILIO MAES. – 15 ª edição. – Editora do Conhecimento – Limeira, SP. – Ano 2010. 

                        RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário