Powered By Blogger

domingo, 12 de março de 2017

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - N º 194. - FILHOS ADOLESCENTES. - ADOLESCÊNCIA. - JOAMAR ZANELINI NAZARETH.



           FILHOS ADOLESCENTES.

                      ADOLESCÊNCIA.

            A adolescência é aquele período situado desde o início da puberdade (aproximadamente 12/13 anos) até atingir o estado adulto.
            Quando está na infância, o espírito se acha em gradativo despertar de seu acervo espiritual, arquivado na mente, em um “departamento” (setor) chamado subconsciente (onde todas as experiências passadas estão guardadas), período este em que vai adaptando-se à nova encarnação.
            Quando a adolescência chega, este processo está completado, e paulatinamente abrem-se as comportas dessa imensa “represa” que é o subconsciente, liberando toda a carga de tendências, instintos, gostos, desejos, ideais, sentimentos do jovem, que passará a demonstrar transformações crescentes da personalidade, com mudanças bruscas de comportamentos, atitudes, no caráter em si. Os pais se assustam, muitas vezes não sabendo conviver produtivamente com seus filhos, pois a personalidade do adolescente revela uma expansão das emoções, instabilidade emocional (ora alegre, ora triste, ora entusiasmado, ora desalentado), períodos de revolta, introspecção, meditação, exaltação, um imenso vigor e vitalidade das forças e psíquicas, muito idealismo, e nesta fase inicia-se o despertar da sexualidade, provocando uma alteração brusca na maneira de ver e conduzir a própria vida.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário