Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - CAPÍTULO IV. - OS LAÇOS DE FAMÍLIA SÃO FORTALECIDOS PELA REENCARNAÇÃO E ROMPIDOS PELA UNICIDADE DA EXISTÊNCIA. - INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS. - LIMITES DA ENCARNAÇÃO. - São Luiz – Paris, 1859. - ITEM 24. - ALLAN KARDEC.

    EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

                         CAPÍTULO IV.

OS LAÇOS DE FAMÍLIA SÃO FORTALECIDOS PELA REENCARNAÇÃO E ROMPIDOS PELA UNICIDADE DA EXISTÊNCIA.

                        INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS.

                           LIMITES DA ENCARNAÇÃO.

                                   São Luiz – Paris, 1859.

      24.       Quais são os limites da encarnação?
A encarnação não tem limites precisamente traçados, se nos referirmos ao envoltório material que constitui o corpo do Espírito. A materialidade desse envoltório diminui à medida que o Espírito se purifica. Em mundos mais avançados do que a Terra, ele já é menos denso, menos pesado e menos grosseiro e, por conseguinte, menos sujeitos aos infortúnios da vida. Num grau mais elevado, é transparente e quase fluídico. De grau em grau, ele se desmaterializa e acaba por confundir-se com o perispírito. Dependendo do mudo no qual o Espírito é chamado a viver, tomo um corpo apropriado a natureza desse mundo.
            O próprio perispírito sofre transformações sucessivas. Torna-se cada vê mais fluídico até a completa purificação, que constitui a natureza dos Espíritos puros. Embora os mundos especiais sejam destinados aos Espíritos mais avançados, eles não estão ali prisioneiros como nos mundos inferiores; o estado de pureza em que se encontram lhes permitem transportarem-se para todas as partes onde realizam as missões que lhes são confiadas.
            Considerando-se a encarnação do ponto de vista material, tal qual é a Terra,pode-se dizer que ela está limitada aos mundos inferiores. Portanto, dependo do próprio Espírito libertar-se mais ou menos rapidamente da encarnação, trabalhando por sua purificação.
            Além do mais, deve-se considerar que na erraticidade, isto é, no intervalo das existências corporais, a situação do Espírito permanece relacionada com a natureza do mundo ao qual ele está ligado pelo seu grau de adiantamento. Deste modo, na erraticidade, ele é mais ou menos feliz, livre e esclarecido, conforme esteja mais ou menos desmaterialização.

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.


RHEDAM. (mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário