Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

- VULTOS DO ESPIRITISMO. BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI, ADOLFO - ARIOVALDO CAVERSAN e GEZIEL ANDRADE.



                                       


           BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI, ADOLFO

            Nasceu em 29/08/1831, em Riacho do Sangue (Ceará), tendo desencarnado no Rio de Janeiro, em 11/04/1900.
            Doutoro-se em 1856, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, que em 03/10/1832. foi fundada. Dentre os seus professores, estava o Dr. Joaquim Carlos Travassos, espírita e tradutor do Livro dos Espíritos. Bezerra candidatou-se e tomou posse no quadro de membro titular da Academia Imperial de Medicina dessa Faculdade.
            Dedicou-se a política, tendo sido vereador e depois deputado estadual, no período de 1861 a 1865. A partir de 1875, com a leitura de “O Livro dos Espíritos”, descobriu que já era espírita inconsciente, ou de nascença.
            Mas somente em 16/08/1886 foi que aderiu publicamente o Espiritismo. Passou então a trabalhar na Federação Espírita Brasileira,a escrever para a revista Reformador e dirigir outras instituições espíritas. Realizou um notável trabalho de auxílio aos necessitados e aos desvalidos. Além disso, trabalhou incansavelmente em prol da unificação do Movimento Espírita Brasileiro.


  Fontes: Agenda Renascer - 2002 - Editora EME.
            Manual e dicionário Básico de Espiritismo - Ariovaldo Caversan e Geziel Andrade - 2a. Edição - Editora e Gráfica do Interior / ABC do Interior.- Capivari, SP. Outubro de 1988.


                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário