Powered By Blogger

sábado, 8 de março de 2014

- MENSAGEM PARA A UNIFICAÇÃO DO ESPIRITISMO. - CARIDADE E DOUTRINA ESPÍRITA. - JOANNA DE ÂNGELIS. (DIVALDO P. FRANCO)

      CARIDADE E DOUTRINA ESPÍRITA.

            Allan Kardec, depois de aprofundar a meditação em torno dos Espíritos superiores, que se apoiavam nas claras lições do Evangelho, concluiu com sabedoria que “Fora da Caridade não há salvação”, dando início a uma nova concepção religiosa.
            É justo, pois, que diante do esfaimado, se aplique a máxima sublime, dilatando o pão generoso.
            Ante o desnudo se alongue a bondade, oferecendo tecido e agasalho, que lhe guarde a nudez.
            Perante o enfermo se agiganta a prodigalidade, ensejando o remédio refazente.
            Encontrando o coração cruciado na dificuldade, se amplie o curso dos sentimentos e se ofereçam meios que solucionem o problema.
            Frente ao que chora, se abra a alma e escute a razão das lágrimas, doando recursos que as estanquem.
            Em face da orfandade em desabrigo, se converta o lar em reduto que agasalhe, reverenciando a excelente virtude.
            Defrontado pela viuvez ou miséria vestidas de vergonha, se abra a bolsa amiga facultando alegrias e reconforto.
            Em toda situação do caminho por onde segues, cantando a melodia do Espiritismo que te renovou a mente e consolou o coração, ajuda, distendendo a prodigalidade em homenagem ao anjo caridade.

                                                           ***

            Também prescreveu o consolador do Espiritismo após acuradas elucubrações: “Fé legítima só o é, a que pode enfrentar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade.”
            A caridade tem regime de urgência, mas também o esclarecimento ao seu lado tem tarefa prioritária, funcionando como combustível de sustentação.
            Pão ao esfaimado como dever imediato, é luz do ensino espírita, para que a angústia da fome seja dirimida pelo serviço dignificante.
            Tecidos ao corpo entanguido como tarefa inadiável; no entanto, orientação espírita para agasalhar a alma na esperança, livrando-s, em definitivo, do frio.
            Medicamento ao corpo doente como recurso urgente, todavia, diretriz espírita para que o espírito compreenda as razões profundas da dor e passa revitalizar-se.
            Socorro ao alto nos braços do desespero como obrigação irreversível; mas, roteiro espírita para que o conhecimento o liberte de toda treva e agitação.
            Ouvindo atento o auxílio rápido ao sofredor como terapêutica do momento; e também lições espíritas para que a causa das lágrimas seja removida e o equilíbrio governe a vida.
            Amparo ao órfão, no próprio lar, como lição viva de amor; porém, conduta espírita diante dele, como linha de segurança para o seu engrandecimento.
            Assistência à mulher viúva e auxílio à miséria como impositivos de ação cristã; todavia, oferta da Doutrina Espírita a fim de que a revolução da verdade conceda aluz e vida, para que novos enganos sejam evitados, libertando as mentes das ligações poderosas com o mal.

                                                           ***

            A caridade para ser legítima não dispensa a fé que lhe oferece vitalidade; e esta para ser nobre deve firmar-se no discernimento da razão como normativa salutar.
            O Espiritismo, por isso mesmo, é doutrina de amor; no entanto, referendado pelos Emissários da Luz, o estudo merece regime de urgência e consideração especial para que a Doutrina, em si mesma, seja um sustentáculo à hora da amargura e do desespero, do sofrimento e do desamparo, capaz de constituir-se fonte preciosa onde o crente, em qualquer época e a todo instante, encontre a “água viva” a que se referia Jesus, em condições de dessedentá-lo em definitivo.

Fonte: - Livro Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis – Médium Divaldo. P. Franco - 2º. Edição - Livraria Espírita Alvorada Editora - Salvador BA - 1977.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Um comentário:

  1. Excelente descrição do amor ao próximo a través da caridade e da fé. Parabéns.

    ResponderExcluir