Powered By Blogger

terça-feira, 18 de março de 2014

- PROBLEMAS DE DROGAS? - / - N º. 108. - APOIO FRATERNO. - A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS COMEÇA EM CASA II. - GRUPO APOIO FRATERNO.

A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS COMEÇA EM CASA II.

            O DESAAT – Departamento de Socorro Anti-Álcool e Tóxico, do Centro Espírita “OBREIROS DO SENHOR”, Rua Francisco Alves, 275, Paulicéia, São Bernardo do Campo, SP, realiza este trabalho a mais de 35 anos.
            Com o passar do tempo, os seus componentes enriqueceram os seus conhecimento e as suas experiências a ponto deles poderem afirmar, por exemplo, que “A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS COMEÇA EM CASA”.
            Revelou-lhes também que a maior percentagem dos que se envolvem com drogas, fazem-no por não encontrarem nos pais a compreensão e o apoio de que se sentem necessitados para se ajustarem às turbulências deste mundo.
            Baseados na consciência do problema, adquirida nesse tempo, organizaram um roteiro para aqueles que se vêem envolvidos nos problemas das drogas o que reproduzimos a seguir:

Segunda Parte: 

Ao detectar um filho com problemas, por onde caminhar?

             1 – Não deixe o desespero tomar conta de você, pois desta forma os pais não usam a razão.
             2 – Não se culpe, responsabilize-se.
            3 – Não dramatize nem use atitudes primitivas e drásticas, como surrar, xingar, porque tudo isso só agrava mais o problema.
              4 – Tenha como meta a busca de segurança e saúde para seu filho.
            5 – Sensibilize-o mostrando envolvimento e as conseqüências. Use de firmeza, mostrando-lhe que ele está doente e que pode contar com o apoio familiar para se recuperar.
            6 – Institua um processo disciplinar no sistema de vida, mesmo ele sabendo que vocês estão atuando de firma mais incisiva. É necessário paciência, compreensão, firmeza e acima de tudo muita garra.
        7 – Procurar um profissional ou outra pessoa de confiança para ajudar você e seu filho e, se necessário, encaminhe-o para tratamento.
            8 – Algumas vezes se faz necessário cortar o assédio de determinados companheiros que podem emperrar o tratamento. Bom senso, afeto e tato estes momentos.
            9 - Os pais devem se comprometer a acompanhar o processo de recuperação do filho e não delegar este papel ou até mesmo esperar que os professores responsáveis o façam.
            10 – Desmistifique idéias primárias como sentir medo ou vergonha por ter um “drogatido” na família. O único mal que pode haver é não estar ao lado do doente, desconsiderá-lo, tratá-lo como um marginal que está desonrando a família. O que interessa, realmente, é o seu bem estar e a sua vida.
           11 – Reintegrá-lo na sociedade através de seus ideais, lazer, estudo, compromissos e vínculos sadios com todos que o rodeiam.
        12 – Procure inteirar-se dos grupos de tratamentos especializados para doentes químicos. Nunca interne em hospital psiquiátrico sem a devida recomendação de especialistas. Lembre-se que cada caso é único e particular, o que requer uma atenção clínica para se instituir o tratamento em busca de recuperação.

Fonte: - DESAAT – Departamento de Socorro Anti-Álcool e Tóxico, do Centro Espírita “OBREIROS DO SENHOR”, Rua Francisco Alves, 275, Paulicéia, São Bernardo do Campo, SP. (Retirada da Revista Informação, ano XVI, N º. 192, de Novembro de 1992.)

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário