Powered By Blogger

terça-feira, 18 de março de 2014

- EVANGELHO NO LAR. - A PALAVRA. - VINÍCIUS. (PEDRO DE CAMARGO.)

                                           A PALAVRA.

            Dos dons com que Deus nos favoreceu para as experiências na Terra, a palavra é dos mais belos e significativos, porque revela, ao ser articulada, o pensamento e o coração de quem a pronuncia. Tanto podes acender uma luz nas sombras dos caminhos humanos, com precipitar alguém num abismo.
            Acautelemo-nos diante da palavra, não importa o assunto. Ela não tem poder retroativo. Jogada ao vento, semeia ou destrói, com conseqüências imprevisíveis para quem dela faz mal uso.
            O Evangelho do Senhor é uma constelação de sóis abençoados, formada de palavras, todas elas dirigidas como raios de luz às nossas almas, abrindo-nos rotas de felicidade e de paz.
            Mais que as frases rebuscadas e imponentes, são quase sempre as expressões simples que definem com mais clareza a idéia nobre e elevada. É quando a palavra flui do coração impregnada de sinceridade e amor, natural como o canto dos pássaros, espontâneo e límpido.
            No balanço diária do emprego da palavra, não é difícil verificar o desperdício responsável por comentários infelizes em torno do comportamento de nossos companheiros de jornada no mundo. Freqüentemente é fixada a parte negativa dos procedimentos, com leve observação do tipo atenuante, pronunciada, porém, de maneira imperceptível. A eloqüencia já teria emoldurado as críticas maliciosas.
            Toda advertência nesse campo é oportuna, como fala à consciência sobre o dever de corrigir. Ao invés dos falatórios que degrada, adote-se o silêncio que não compromete. Aguarde-se o momento adequado para o emprego da palavra dentro da dignidade que ela merece.

                                                                                                          VINÍCIUS.
(PEDRO DE CAMARGO)

            Fonte: Livro “CENTELHAS DA VIDA”, autores Eurícledes Formiga e Espíritos Diversos, 1 ª. edição, Editora Instituto de Difusão Espírita, Araras, SP, 1984.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário