Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de março de 2014

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - SEGUNDA PARTE. - DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS. - CAPÍTULO IV. - TEORIA MANIFESTAÇÕES FÍSICAS. ITEM N º. 77. ALLAN KARDEC.

                           SEGUNDA PARTE.

  DAS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS.

                                CAPÍTULO IV.

      TEORIA MANIFESTAÇÕES FÍSICAS.

77.       Assim, quando um objeto é posto em movimento, elevado ou lançado no ar, não é o espírito que o pega, o empurra e o ergue como faríamos com a mão; ele o satura, por assim dizer, do seu fluido combinado com o do médium, e o o objeto, assim momentaneamente vivificado, age como faria um ser vivente, com diferença que, não tendo vontade própria, segue o impulso da vontade do Espírito.
            Uma vez que o fluído vital, compelido de alguma forma pelo Espírito, dá uma vida factícia e momentâneas aos corpos inertes, que o perispírito não é outra coisa que esse fluido vital, segue-se, que quando o Espírito está encarnado, é ele que dá a vida ao seu corpo por intermédio do perispírito; a ele fica unido enquanto o organismo lhe permita; quando se retira, o corpo morre. Agora, se no lugar de uma mesa se talha uma estátua de madeira, e se age sobre está estatua como sobre a mesa, ter-se-á uma estatua que se desloca, que bate, que responde por seus movimentos e por suas pancadas; ter-se-á, em uma palavra, uma estatua momentaneamente animada de uma vida artificial; tem se dito das mesas falantes e, poder-se-ia também dizer as estátuas falantes. Que luz esta teoria não derrama sobre a multidão de fenômenos até agora sem solução! Que alegorias e efeitos misteriosos não explica!

            Fonte, Livro dos Médiuns, Allan Kardec, da 18º. edição, abril de 1991, páginas 57 e 58, do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                     


                                   RHEDAM.(rrhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário