Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - GOTAS EVANGÉLICAS. - CAPÍTULO X. Nº. 15. - ALLAN KARDEC.


                                      PERDÃO DAS OFENSAS. 

                                                   (Instruções dos Espíritos).

                                                (PAULO, Apóstolo, Lião 1861).

                    Perdoar os inimigos, é pedir perdão para si próprio: perdoar os amigos é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se tornou melhor. Perdoai pois, meus amigos, afim que Deus vos perdoe, porque se sois duros, exigentes, inflexíveis, se tendes rigor mesmo por uma ofensa leve, como quereis que Deus esqueça que, cada dia, tendes maior necessidade de indulgência?
                  Pobre homem que declara nunca perdoar a qualquer um de seus irmãos, pois infelizmente declarou a sua própria condenação. Deve antes de tal ato, verificar se não foi ele o próprio agressor? Se não foi ele quem causou o primeiro golpe? Quem sabe escapou-lhe uma palavra ofensiva ? Não faltou-lhe toda moderação necessária para com seu irmão? Tenha toda a responsabilidade o seu adversário , não se faz necessário mostrar-se indulgente para com ele? Não deves jamais em momento algum endereçar censura ou julgar os seus atos.
                 Não valorize demais as ofensas recebidas muitas vezes ,nos preocupamos demais com coisas insignificantes , envenenamos a nossa mente, quando facilmente poderiam cair no esquecimento?
              Muitas vezes as conseqüências dos atos praticado contra nós depende única e exclusivamente de nós, se nada fizemos para amainar os ânimos e as conseqüências são irreparáveis somos os responsáveis os culpados. O mais meritório seria pensar , dizer e agir que nada temos para censurar e o nosso mérito será bem maior devido à clemência.
              Há duas maneiras de perdoar o perdão dos lábios e o perdão do coração.Muitos dizem que perdoam porem interiormente sentem felizes quando algo errado acontece aos seus adversários.outros dizem que perdoam porem não querem jamais  manter qualquer contato com eles. Este é o perdão que encontramos no Evangelho? Não, o verdadeiro perdão , o perdão cristão,  é aquele que lança um véu sobre o passado o único que será contado, porque Deus não se contenta com as aparências; ele sonda o mais profundo dos corações  e o mais secretos dos pensamentos, não se contenta com  vã palavras e vãos  simulacros.  O esquecimento completo e absoluto das ofensas é próprio das grandes almas; o rancor é sempre um sinal de rebaixamento e de inferioridade. Não olvides que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, bem mais que pelas palavras.
                        
                       Fonte: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. - Cap. X. Nº 15. ALAN KARDEC. – 3º. Edição. – Editora Petit. - São Paulo.SP. – 2000.




                                                      RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário