Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - ALLAN KARDEC. - QUESTÃO NO. 189.



No Livro dos Médiuns codificado por Allan Kardec, transcrevendo do Capítulo XVI, através da questão 189, da 18 º edição, abril de 1991, do Instituto de difusão Espírita de Araras, SP.

          Questão Nº 189.

    - VARIEDADES ESPECIAIS PARA OS EFEITOS FÍSICOS.

    Médiuns tiptólogos; aqueles que por cuja influência se produzem os ruídos e as pancadas. Variedade muito comum, com vontade ou sem ela.
       Médiuns motores; aqueles que produzem o movimento dos corpos inertes. Muito comuns.
      Médiuns de translações e de suspensões; os que produzem a translação aérea e a suspensão dos corpos inertes no espaço, sem ponto de apoio. há os que podem elevar-se a si mesmos. Mais ou menos raros, segundo o desenvolvimento do fenômeno; mais raro no último caso.
    Médiuns de efeitos musicais; provocam o funcionamento de certos instrumentos sem contato. Muito raros. 
    Médiuns de aparições; os que podem provocar aparições fluídicas ou tangíveis, visíveis para os assistentes. Muitos excepcionais.
     Médiuns de transporte; aqueles que podem servir de auxiliares, aos Espíritos, para o transporte de objetos materiais. Variedade de médiuns motores e de translações. Excepcionais.
     Médiuns noturnos; os que não obtêm certos efeitos físicos, senão na obscuridade. Eis a resposta de um Espírito a questão de saber se podem ser considerados esses médiuns como formando uma variedade. 
   “Pode-se, certamente, fazer do tipo uma especialidade, mas esse fenômeno se prende mais as condições ambientes do que à natureza do médium ou dos Espíritos; devo acrescentar que alguns escapam a essa influência do meio, e que a maioria dos médiuns noturnos poderiam alcançar, pelo exercício, a atuar tão bem no claro como na obscuridade. Esta variedade de médiuns é pouco numerosa; e, é preciso dizê-lo, graças a essa condição que deixa toda liberdade ao emprego de truques, da ventríloqua e dos tubos acústicos; os charlatães, com muita freqüência, tem abusado da credulidade em se fazendo passar por médiuns, a fim de recolher dinheiro. Mas, que importa? Os prestidigitadores de salão, como os prestidigitadores de praça pública, serão cruelmente desmascarados, e os Espíritos lhes provarão que não é bom se imiscuir em suas obras. Sim, eu o repito, certos charlatães serão castigados de um modo bastante rude, para que se desgostem do ofício de falsos médiuns. De resto, tudo isto só terá um momento.” 
ERASTO.

    Médiuns pneumatógrafos; os que obtêm a escrita direta. Fenômeno muito raro e, sobretudo, muito fácil de ser imitado pelo charlatanismo.

            Nota: Os Espíritos insistiram, contra a nossa opinião, em colocar a escrita direta entre os fenômenos de ordem física, pela razão, disseram, de que: “Os efeitos inteligentes são aqueles pelos quais os Espíritos se servem dos materiais cerebrais do médium, o que não ocorre no caso da escrita direta; a ação do médium é aqui toda material, enquanto que no médium escrevente, mesmo completamente mec6anico, o cérebro desempenha sempre um papel ativo.”

    Médiuns curadores; os que tem poder de curar ou de aliviar pela imposição das mãos ou pela prece.
    “Esta faculdade não é essencialmente mediúnica; pertence a todo o crente verdadeiro, quer seja médium ou não; freqüentemente, ela não é senão uma exaltação do poder magnético fortificado em caso de necessidade pelo concurso dos bons Espíritos”.

    Médiuns excitadores; o poder de desenvolver nos outros, pela sua influência, a faculdade de escrever.
     Aí é antes um efeito magnético do que um fato de mediunidade propriamente dita, porque nada prova a intervenção de um Espírito. Em todo caso, pertence à ordem dos efeitos físicos”. 


                                            RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário