Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

- BOLETIM INFORMATIVO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE. No. 2.


                 GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESPÍRITA GABRIEL DELANNE
Fundado: Em 09 de Setembro de 2003. -

                 BOLETIM INFORMATIVO: MEDICINA E ESPIRITUALIDADE Nº. 2.

- MEDICINA E ESPIRITUALIDADE - ESPIRITA.

“Porque qualquer um que de mim e das minhas palavras se envergonharem, dele se envergonhará o Filho do homem”. Jesus. (Lucas, 9:26.)

- ALIANÇA DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO.

A Ciência e a Religião são duas alavancas da inteligência humana. Uma revela as leis do mundo moral. Ambas as leis, tendo, no entanto o mesmo princípio, que é Deus, não pode contradizer-se, visto que, se uma contrariar a outra, uma terá necessariamente razão enquanto a outra não a terá, já que Deus não destruiria sua própria obra. A falta de harmonia e coerência que se acreditou existir entre essas duas ordens de idéias baseia-se num erro de observação e nos princípios exclusivistas de uma e de outra parte. Daí resultou uma luta e uma colisão de idéias que deram origem à incredulidade e à intolerância.
São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo devem receber seu complemento; em que o véu propositadamente deixado sobre algumas partes desses ensinamentos deve ser erguido. A Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, deve levar em conta o elemento espiritual; a Religião deve reconhecer as leis orgânicas e imutáveis da matéria. Então, essas duas forças, juntas, apoiando-se uma na outra, se ajudarão mutuamente. A Religião, não sendo mais desmentida pela Ciência, adquirirá um poder inabalável, estará de acordo com a razão, já não podendo, mas se opor à irresistível lógica dos fatos.
  A Ciência e a Religião não puderam se entender até os dias atuais, pois, cada uma examinando as coisas do seu ponto de vista exclusivo, repeliam-se mutuamente. Seria preciso alguma coisa para preencher o espaço que os separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e da sua afinidade e harmonia com o mundo corporal, leis tão imutáveis quanto as que regem o movimento dos astros e a existência dos seres. Essas afinidades, uma vez constatadas pela experiência, fazem surgir uma nova luz: a fé se dirigiu à razão, a razão não encontrou nada de ilógico na fé, e o materialismo foi vencido. Mas, nisso, como em tudo, há pessoas que ficam para trás, até serem arrastadas pelo movimento geral, que as esmaga, se tentam resistir ao invés de o acompanhar. É toda uma revolução moral que se opera neste momento e que trabalha e aperfeiçoa os espíritos. Após ser elaborada durante mais de vinte séculos, ela chega à sua plena realização e vai marcar uma nova era da Humanidade. As conseqüências dessa revolução são fáceis de prever: deve trazer para as relações sociais inevitáveis modificações, às quais ninguém poderá se o por, porque estão na vontade de Deus e resultam da lei de progresso, que é sua lei. (1)

Allan Kardec teria sido médico?

O Sucessor de Allan Kardec na direção da “Revista Espírita ”fez uma declaração vinte anos após o desencarne dele, que Kardec teria um curso completo de Medicina. Também o seu biógrafo H. Sausse deu ênfase a essa declaração, chegando a escrever que ele teria sido “Doutor em Medicina” grau obtido com brilhante defesa de tese. Muitos estudiosos da França seguiram esses princípios. Esses depoimentos pairam sobe muitas dúvidas. (2)
Alguns o apresentaram como doutor em Medicina, e disto se aproveitou a crítica adversária para denegrir a memória do Codificador, acoimando-o de embusteiro. (4)
Albert L Caillet, pesquisou pessoalmente essa questão no “Manual de Bibliografias das Ciências Psíquicas e Ocultas” que embora Kardec tivesse “conhecimentos médicos incontáveis” não se doutorara em Medicina, também partilha nessa opinião André Moreil que assim se expressou: - “Kardec teve boa cultura humanista e grande desejo de instruir-se, não há dúvida. As “humanidades” bem como as “ciências” o interessam de igual modo”. (...) “Mas daí a afirmar que ele estudou Medicina e defendeu tese, isso nos parece duvidoso”.
A revista “O Reformador” de março de 1958, publicou que até aquele momento não havia documento algum e nem nos seus manuscritos qualquer informação, que ele teria freqüentado como aluno ou como ouvinte uma faculdade de Medicina. Ele jamais declarou ter se formado em Medicina. Na Revista Espírita ”1859, p. 145, lembrou que realizou estudos especiais de “Anatomia”, que teve a honra de ensinar essa matéria, como também ciências físicas e naturais. (2)
Ele baicharelou-se, entretanto, em Ciências e Letras. Exerceu por muito tempo, o professorado, sendo conhecido como Le Professeur Rivail. (4)
Allan Kardec que era professor de ciências médicas, nem por isso escapou da excomunhão cientifica. Descobriu e revelou cientificamente o mundo invisível dos espíritos infestadores, descobriu a maneira cientifica de prevenir e curar as infestações espirituais. (3)
Em 1846 publicou um trabalho, para programas dos cursos de Química, Física, Astronomia, e Fisiologia.
Kardec nunca se fez passar por médico, sendo a sua profissão a de mestre-escola. O equívoco provém de que costumava curar os enfermos pelo hipnotismo e com aplicações de passes (vibrações) magnéticas. (4)
Uma coisa é certa: ele veio a ser um dos maiores “médicos das almas” no século passado, abrindo novos horizontes à compreensão do complexo mente-corpo e suas inter-relações no espaço e no tempo. Sabendo que o fator psíquico-emocional participa de todas as enfermidades, pôs ao alcance das criaturas humanas o remédio que efetivamente cura, pelas vidas sucessivas afora, os males físicos e espirituais.
O Dr. Urbano de Assis Xavier declarou no I Congresso Espírita da Alta Paulista, em Marília em 1946 o seguinte: - “Se Kardec não houvesse fundado, desenvolvido e propagado a Ciência Espírita pela qual deu sua vida e seu gênio, nossa cultura não passaria de um ciscar de galinhas na crosta da Terra. Nunca saberíamos, através de pesquisas psicológicas e físicas incessantemente repetidas, o que somos qual o nosso destino e o que a morte representa no vir-a-ser da Humanidade. Ele obrigou os mais famosos cientistas do século XIX a pôr de lado as suas preocupações com a matéria para descobrir e provar a existência do espírito, entre eles estão William Crookes, Charles Richet, Alexander Akakof, Ochorowicz, Friedrich Zölner e tantos outros. Em nosso século forçou Rhine e MacDougal a desenvolverem na Parapsicologia as suas pesquisas, hoje vitoriosas em todo o mundo”. (5)

               Pesquisador e compilador: Carlos Gilberto Zanetti Mäder

Piracicaba, 14 de Janeiro de 2011.

Qualquer colaboração, cooperação, comentário, crítica, questionamento e sugestões, por favor, comuniquem-se através do e-mail abaixo:
gepemediciniaespiritualidade@gmail.com

Bibliografia:
1. - O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. I - nº. 8.
2. - Allan Kardec - Autores: Zêus Wantuil e Francisco Thiesen - Vol. I. - Pág. 157 e 158 - FEB- Rio de Janeiro RJ. - 1984.
3. - Livro Curso Dinâmico de Espiritismo - José Herculano Pires - pág. 56 a 62 - Editora Paidéia - São Paulo-SP. SP. - Junho de 1979.
4. A Missão de Allan Kardec - Autor Carlos Imbassahy - Pág. 32 a 37. - Editora FEP. - Curitiba PR. - 1988.
5. Ciência Espírita - José Herculano Pires - Pág. X. Editora Paidéia - São Paulo SP –

Nenhum comentário:

Postar um comentário