Powered By Blogger

sábado, 11 de fevereiro de 2012

- CONHECENDO OS ANIMAIS A LUZ DO ESPIRITISMO. - OS ANIMAIS - NOSSOS PARENTES MAIS PRÓXIMOS. - EMMANUEL. (CHICO XAVIER.)



              OS ANIMAIS – NOSSOS PARENTES PRÓXIMOS.

            Se bem haja no próprio círculo dos estudiosos dos espaços o grupo dos opositores das grandes idéias sobre o evolucionismo do princípio espiritual através das espécies, sou dos que estudam, atenta e carinhosamente.
            Eminentes naturalistas do mundo, como Charles Darwin, vislumbram grandiosas verdades, levando a efeito preciosos estudos, os quais, aliás, se prejudicaram pelo excessivo apego à ciência terrena, que se modifica e se transforma, com os próprios homens; e, dentro das minhas experiências, posso afirmar, sem laivos de dogmatismo, que, oriundos na flora microbiana, em séculos remotíssimos, não poderemos precisar onde se encontra o acume das espécies ou da escalo dos seres, no pentagrama universal. E, como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles os nossos parentes mais próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em não o reconhecer.
            Considera-se, às vezes, como afronte ao gênero humano a aceitação dessas verdades. E pergunta-se como poderíamos admitir um princípio espiritual nas arremetidas furiosas das feras indomesticadas, ou como poderíamos crer na existência de um raio de luz divina na serpente venenosa ou na astúcia traiçoeira dos carnívoros. Semelhantes inquirições, contudo, são filhas do entendimento pouco atilado. Atualmente, precisamos modificar todos os nossos conceitos acerca de Deus, porquanto nos falece autoridade para defini-Lo ou individualizá-lo. Deus existe. Eis a nossa luminosa afirmação, sem poder, todavia, classificá-Lo em sua essência. Os que nos interpelam por essa forma, olvidam as histórias de calúnias, de homicídios, nos seios da perversidade humanas. Para que o homem se conservasse nessa posição especial de perfectibilidade única, deveria apresentar todos os característicos de uma entidade irrepreensível, dentro do orbe onde foi chamado a viver. Tal não se verifica e, diariamente, comentais os dramas dolorosos da Humanidade, os assassínios, os infanticídios nefandos, efetuados em circunstâncias nos quais, muitas vezes, as faculdades imperfeitas dos irracionais agiriam com amor benignidade e clemência, dando testemunho de melhor conhecimento das leis de amor que regem o mecanismo do mundo.


            Fonte: Livro EMMANUEL. - Médium Francisco C. Xavier. – 9ª. Edição. Editora FEB. Rio de Janeiro, RJ. – 1981.


                                                       RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário