Powered By Blogger

domingo, 26 de fevereiro de 2012

- ESTUDANDO O LIVRO DOS MÉDIUNS. - ALLAN KARDEC.


No Livro dos Médiuns codificado por Allan Kardec, transcrevendo do capítulo XVI, a questão 190, da 18º edição, abril de 1991,  do Instituto de Difusão Espírita de Araras, SP.                    

    Médiuns Especiais para os Efeitos Intelectuais. 
         - Aptidões Diversas.

     Médiuns audientes; os que ouvem os Espíritos. Bastante comuns.
     “Há muitos que crêem ouvir o que não esta senão na sua imaginação”.
     Médiuns falantes; aqueles que falam sob a influência dos Espíritos. Bastante comuns. 
     Médiuns videntes; os que vêem os Espíritos em estado de vigília. A visão acidental é fortuita de um Espírito numa circunstância particular, é bastante freqüente; mas a visão habitual ou facultativa dos Espíritos, sem distinção é excepcional.
    “É uma aptidão à qual se opõe o estado atual dos órgãos; por isso, é útil não crer sempre, sob palavra, naqueles que dizem ver os Espíritos”.
   Médiuns inspirados; aqueles cujos pensamentos são sugeridos pelos Espíritos, o mais freqüentemente com o seu desenvolvimento, seja nos atos ordinários da vida, seja nos grandes trabalhos de inteligência.
    Médiuns de pressentimentos; pessoas que, em certas circunstâncias, têm uma vaga intuição das coisas futuras vulgares.
    Médiuns proféticos; variedade dos médiuns inspirados ou de pressentimentos; recebem, com a permissão de Deus, e com mais precisão do que os médiuns de pressentimentos; recebem, com a permissão de Deus, e com mais precisão do que os médiuns do que os médiuns de pressentimentos, a revelação das coisas futuras de um interesse geral, e que estão encarregados de dá-las a conhecer aos homens para sua instrução.
     “Se há verdadeiros profetas, mais ainda os há falsos, e que tomam os sonhos de sua imaginação por revelações, quando não são velhacos que, por ambição,  se fazem passar como tais”. 
   “No Livro dos Espíritos na questão 624, encontramos a seguinte pergunta: Qual o caráter do verdadeiro profeta?
      - O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus. Podemos reconhecê-lo por suas palavras e por suas ações. Deus não se serve da boca do mentiroso para ensinar a verdade”.
      Médiuns sonâmbulos; aqueles que, no estado de sonambulismo, são assistidos pelos Espíritos.
Médiuns extáticos; os que, no estado de êxtase, recebem revelações da parte dos Espíritos.
“Muitos extáticos são o joguete de sua própria imaginação e dos Espíritos mentirosos que aproveitarão da sua exaltação. Os que merecem uma inteira confiança são muito raros”.
    Médiuns pintores e desenhistas; aqueles que pintam ou desenham sob influência dos Espíritos. Falamos dos que obtém coisas sérias, porque não se poderia dar esse nome a certos médiuns aos quais os Espíritos zombeteiros levam a fazer coisas grotescas que desabonariam o último entre os escolares.
    Os Espíritos levianos são imitadores. Na época em que apareceram os notáveis desenhos de Júpiter, surgiu um grande número de médiuns desenhistas, aos quais os Espíritos mentirosos induziram a fazer as coisas mais ridículas. Um deles, entre outros, querendo eclipsar os desenhos de Júpiter, ao menos pela dimensão senão pela qualidade, fez um médium desenhar um monumento usando um número bastante grande de folhas para atingir a altura de dois andares. muitos outros levaram a fazer supostos retratos que eram verdadeiras caricaturas. ( Revista Espírita, agosto de 1858.).
    Médiuns músicos; os que executam, compõem ou escrevem música sob a influência dos Espíritos. Há médiuns músicos mecânicos, semi-mecânicos, intuitivos e inspirados, como para as comunicações literárias.


                                                        RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário