Powered By Blogger

terça-feira, 22 de março de 2011

A ARTE DE VIVER COM... APREÇO. Nº. 7.

                                               A ARTE DE VIVER COM...
                                                           - Apreço.
            Certa vez o grande filósofo e psicólogo William James, adoentado e recolhido a sua residência, não tinha mais contanto com as pessoas com as quais convivia diariamente quando gozava de plena saúde. Numa tarde em que esteve recolhido para recuperar-se, recebeu a visita de um amigo, que lhe levou uma Azaléia.
            Nesse momento, ele declarou: - “Devo redimir-me diante da Humanidade, por uma atitude imperdoável que cometi, em todos os manuais de filosofia e psicologia que escrevi em nenhum deles, descrevi sobre o valor da apreciação entre as pessoas”. Pois, ele sentiu o valor de ser apreciado por alguém, num simples gesto da doação de uma flor.
            Este fato deve despertar-nos para o valor que as pessoas sentem ao serem apreciadas por qualquer motivo, simplesmente por estarem vivas e fazerem parte das nossas vidas.
            Não devemos esperar ninguém adoecer para demonstrar o nosso apreço, um simples comprimento somado ao sorriso, os votos verdadeiros de um bom e brilhante dia, poderá desencadear uma corrente de apreço mutuo entre os seres sencientes ao redor de nós.
            Ao visitarmos um enfermo a nossa postura, as nossas palavras devem ser estritamente de estímulos, sem qualquer comentário sobre a doença ou o tratamento, estimular a confiança nos profissionais responsáveis pelo caso. Lembremos que uma postura positiva de apreço por ele e por seus familiares fará com que a sua mente, ligue-se ao Poder Superior, com isso conseguirá mudar suas atitudes mentais de preocupação com a enfermidade para sua cura.
            Devemos agir do mesmo modo com alguém que está deprimido, estimulá-lo a sentir-se apreciado, vencedor, fortificando-o com palavras de incentivo, de esperança e fé.
            O apreço real desinteressado demonstrado por uma pessoa fará com que ela encontre forças para reconstruir sua vida, mantendo-a em atitudes altruístas, estimulando-a conquistar todos os seus desejos, vencendo as situações desagradáveis. Ele é um sinal de respeito aos que vivem em contato social, assim, estamos semeando boas atitudes para o nosso próprio bem.
            Apreciar as boas atitudes de uma pessoa, sem lisonja, é uma forma valorizá-la, estimulando-a, a maiores e melhores conquistas, que este não seja um motivo para exacerbar a sua vaidade, o seu egoísmo, o seu orgulho.
            O nosso apreço por alguém, jamais deve ser misturado a interesses de recebermos uma retribuição da pessoa apreciada. Não devemos nunca cobrar ou esperar um sentimento igual ao nosso, pois, a consideração é de nossa parte para com ela. Jamais devemos sentir ingratidão, vinda de alguém aquém estimamos, por não nos ter retribuído igual manifestação.             Muitas vezes seremos valorizados por pessoas quem nem sequer imaginamos. O apreço deve ser espontâneo, simples, livre e verdadeiro, se possível apenas entre as pessoas envolvidas, o apreciado e o apreciador.
            A nossa atitude, diante de outras pessoas, pode estimular constrangimentos, falsos elogios, que poderão estimular a nossa vaidade, o nosso orgulho, esse nunca deverá ser o nosso interesse.       
            Apreço é sinônimo de amor.

                                                            RHEDAM.    (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário