Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2016

- MENSAGEM E PENSAMENTOS PARA A MULHER. - N º. 184. - EDUCAÇÃO SEXUAL: VONTADE, DISCERNIMENTO E RESPONSABILIDADE. - WALTER BARCELOS.

                             - SEXO E EDUCAÇÃO

                                                                              WALTER BARCELOS.

 - EDUCAÇÃO SEXUAL: VONTADE, DISCERNIMENTO E RESPONSABILIDADE

Ninguém educa ninguém, pois cada um educará a si mesmo, quando o desejar
sinceramente.
O que o educador poderá fazer é esclarecer, orientar e estimular cada criatura a
desenvolver espontaneamente os seus próprios recursos íntimos para um padrão moral
mais elevado. Em “O Livro dos Espíritos”, os Espíritos Superiores afirmam, respondendo a Questão 909: “Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? “Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”
A vontade é a participação consciente, esclarecida e responsável da alma que deseja sinceramente melhorar, depois de muito sofrer e de reconhecer suas grandes imperfeições, seus graves erros e imensas deficiências. O trabalho de vencer a si mesmo
não é tarefa fácil.
A educação sexual com Doutrina Espírita recomenda a aplicação da energia sexual com discernimento e responsabilidade, sob as luzes do Evangelho de Jesus, porque somente com Ele haverá renovação profunda e definitiva de nossas personalidades.
A Educação Sexual não se reduz simplesmente à união sexual fisiolôgica, dentro de um controle dirigido ou de abstenção imposta. Vejamos o Espírito Emmanuel quando enaltece o aspecto moral para disciplinarmos a energia sexual:
“(...) a energia sexual envolve o impositivo de discernimento e responsabilidade em sua aplicação, e que, por isso mesmo, deve estar controlada por valores morais que lhe garantam o emprego digno (...)“.

Nossas imperfeições em matéria do instinto sexual desvairado são o resultado de
milênios de faltas e viciações e estão profundamente arraigadas em nossa alma. Em virtude de nossa fraqueza moral, invigilância, indiferença e ignorância, voltamos sempre a cometer os maiores absurdos e crimes, em nome do amor, complicando e infelicitando o nosso destino. Se desejarmos sair desta rotina de sombras, desequilíbrio e perturbação, devemos perceber e sentir a grande necessidade de educarmos a nós mesmos:

“É aí que surge o esforço de auto-educação, porquanto toda criatura necessita resolver o Problema da renovação de seus próprios valores.”

É imprescindível aprendermos a ser médicos de nós mesmos. Procuremos em todos os momentos da vida, com os nossos melhores recursos íntimos, administrar e dirigir os próprios DESEJOS, EMOÇÕES e ATRAÇÕES AFETIVAS, com discernimento, ou seja, a claridade da razão iluminando a nossa vontade sincera, como o mentor espiritual Emmanuel nos observa:

“(...) nossos irmãos e nossas irmãs precisam e devem saber o que fazem com as energias genésicas, observando como, com quem e para que se utilizam de semelhantes recursos (...).

Fonte: Livro “SEXO E EVOLUÇÃO”- Walter Barcelos - 4a. Edição - Editora FEB. - Rio de Janeiro, RJ. Setembro/1995.


                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário