Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2012

- PROBLEMAS DE DROGAS EM SUA FAMÍLIA OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON!. - / - Nº. 52. - APOIO FRATERNO. - CAPÍTULO I. PRINCÍPIOS DO APOIO FRATERNO. - 12 º. PRINCÍPIO: O AMOR. - GRUPO APOIO FRATERNO.


                                             APOIO FRATERNO.


                        Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.

                                               CAPÍTULO. I.

                           PRINCÍPIOS DO APOIO FRATERNO.

            12 º. Princípio: O AMOR.

            O que é o amor?

            Amor é um sentimento de doação, de bondade, de desprendimento.
            Em português conhecemos duas palavras: gostar e amar.
            GOSTAR vem do latim “gustare” e significa gosto, sabor ou diferentes formas de prazer e é normalmente usado no sentido de estimar, achar bom, sentir prazer.
            AMAR significa querer muito bem, ter afeição, apreciar muitíssimo, sentir ternura, ter amor, dedicação.
            Amar faz parte da evolução espiritual, da eternidade. Possui um sentido de perfeição, de disciplina, de cobrança e de dedicação;nunca de um prazer superficial ou passageiro.
            O amor possui compromisso com valores maiores do que a satisfação de desejos.
            Amar é ajudar o outro a crescer como ser humano; ajudá-lo a perceber e a reconhecer em si mesmo tudo aquilo que ele tem de melhor, transformando em realidade o que já existe potencialmente e moralmente de bom no indivíduo.
            Amar é auxiliar a outra pessoa a realizar tudo aquilo que Deus planejou para ela; é agir corretamente para consigo mesmo, para com Deus e para com os filhos e a família.
            Amar o filho e nesse sentido amar o dependente não é fazer tudo por ele ou dar-lhe tudo o que é possível. Amá-lo é, essencialmente, indicar o melhor caminho, para si próprio e para os outros, pois só assim ele se sentirá seguro, realizado e feliz.
            Cada vez que fazemos por uma pessoa o que ela mesma pode fazer, roubamos dela a possibilidade de realização. E esse roubo de realização não pode ser amor.
            Quando se tem um familiar em dificuldade, tudo parece ainda mais complicado e amar torna-se um grande desafio, ma é um desafio perfeitamente possível de se vencer.
            O amor deve vir antes da exigência e deve ser um amor aberto, pronto para dar sem preocupar-se em receber, traduzido gestos, em atitudes de paciência, compreensão e respeito; sem egoísmo, nem comodismo.
            Quem ama, apoia, orienta e educa.

            Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus entendia? 

            “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

            O amor e caridade são o complemento da lei de justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejaríamos que nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: amai-vos uns aos outros como irmãos. (...)” (O Livro dos Espíritos, questão 886)

            “Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quando observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito: Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam: fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes.

            Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ao amor verdadeiro, ele, a seu mau grado, cede. É um imã a que não lhe é possível resistir. O Contato desse amor vivifica e fecunda os germens que dele existem, em estado latente, nos vossos corações. A Terra, orbe de provação e de exílio, será então purificado por esse fogo sagrado e verá praticados na sua superfície a caridade, a humildade, a paciência, o devotamento, a abnegação, a resignação e o sacrifico, virtudes todas filhas do amor. Não vos canseis, pois, de escutar as palavras de João, o Evangelista. Como sabeis, quando a enfermidade e a velhice o obrigaram a suspender o curso de suas prédicas, limitava-se a repelir estas suavíssimas palavras: Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo. A lei de amor; capítulo XI, item 9.)

            Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.

                        RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário