Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

- ESTUDANDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS. - ALLAN KARDEC. - ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO. - CAPÍTULO. II. - II. – ESPÍRITO E MATÉRIA. - QUESTÃO Nº. 28.


                        ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO.

                                                      CAPÍTULO. II.

                                   II. – ESPÍRITO E MATÉRIA.

            Questão. Nº. 28. – Sendo o espírito, em si mesmo, alguma coisa, não seria mais exato, e menos sujeito a confusões, designar esses dois elementos gerais pelas expressões: matéria inerte e matéria inteligente?

            - As palavras pouco importam. Cabe a vós a formular a vossa linguagem, de maneira a vos entenderdes. Vossas disputas provêm, quase sempre, de não vos entenderdes sobre as palavras. Porque a vossa linguagem é incompleta para as coisas que não vos tocam os sentidos.

            Um fato patente domina todas as hipóteses: vemos matéria sem inteligência e um princípio inteligente independente da matéria. A origem e a conexão dessas duas coisas nos são desconhecidas. Que elas tenham ou não uma fonte comum e os pontos de contato necessários; que a inteligência tenha existência própria, ou que seja uma propriedade, um efeito; que seja, mesmo, segundo a opinião de alguns, uma emanação da Divindade, - é o que ignoramos. Elas nos aparecem distintas, e é por isso que as consideramos formando dois princípios constituintes do Universo. Vemos, acima de tudo isso, uma inteligência que domina todas as outras, que as governa, que delas se distingue por atributos essências: é a esta inteligência suprema que chamamos Deus.

Fonte: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS” - Allan Kardec - 54a. Edição - Editora LAKE - São Paulo, SP - 1994.

                       RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário