Powered By Blogger

domingo, 28 de outubro de 2012

- ROTEIRO DE INICIAÇÃO AO ESTUDODO ESPIRITISMO. - AULA Nº. 17. -MÉDIUNS E MEDIUNIDADE. - ANEXO Nº. 52. - INCREDULIDADE. - ODILON FERNANDES. (CARLOS A BACCELLI.)



                                               VII – INCREDULIDADE.

                        “Os ateus e os materialistas não são, a cada instante, testemunhas dos efeitos do poder de Deus e do pensamento? Isso não os impede de negar a Deus e a alma. Os milagres de Jesus converteram todos os seus contemporâneos? – ( O Livro dos Médiuns – segunda Parte – Cap. V)

            Muitos se aproximam do Espiritismo, pedindo provas.
            Querem tocar a realidade, como Tomé pediu para tocar as chagas do Cristo
            Esquecem-se, no entanto, de que a convicção também é uma conquista.
            Os próprios médiuns, às vezes, oscilam entre a crença e a descrença.
            Atribuem o que produzem mediunicamente a si mesmos.
            Isto acontece quando o medianeiro é pouco dado à reflexão e ao estudo.
            Se todo médium estudasse um pouco mais e refletisse sobre a vida procurando orar para fugir à influência perniciosa daqueles espíritos que desejam vê-lo estacionar, não se transformaria ele mesmo num obstáculo para os Espíritos que estimariam vê-lo progredir.
O Evangelho nos conta o caso do pai de um menino lunático a quem implacável obsessor perseguia. Nem os apóstolos puderam curá-lo. O pai, aflito, suplicava: “Senhor, eu creio; ajuda a minha incredulidade”...
Dizem os evangelistas que, indo a Nazaré, cidade onde fora criado, Jesus “não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles”.
Não encontramos uma só passagem em todo o Novo Testamento, onde o Mestre se tenha preocupado em convencer alguém pelo fenômeno, e o fariseus viviam pedindo-lhe “um sinal do Céu”...
Já em Cafarnaum, vemos o Senhor exaltando a fé do centurião que lhe rogava a cura de seu servo, dizendo pela boca dos amigos que ela enviara à divina presença: “Senhor, nãote incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa.
“Por isso eu mesmo não julguei digno de ir ter contigo: porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
“Porque também eu sou o homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: Vai, e ele vai; e o outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faz isto, e ele o faz”.
A incredulidade é uma prova que cada um deve superar sozinho.
O Espiritismo não se dirige aos olhos do corpo, mas aos da alma.
Os que crerem nele o farão pelo raciocínio, de vez que o fenômeno em si estará sempre sujeito a questionamentos de toda ordem.
Porventura, os soviéticos não criaram a chamada Parapsicologia sem Alma para explicar fenômenos que a escola norte-americana começa a admitir como sendo provocados por uma força extracorpórea? A Psicologia não atribui tudo à própria alma encarnada?
Vejamos que, por muito tempo ainda, o homem lutará contra o cepticismo. É que a incredulidade, estando na raiz de todos os males que assolam a Humanidade, interessa sobremodo às inteligências encarnadas e desencarnadas que pelejam por mantê-lo encarcerado à ignorância.
Quando o homem vencer a barreira da incredulidade, nada mais o deterá na senda do progresso espiritual.
A sua mente se abrirá para O Universo e ele resplandecerá a feição de um sol imenso, brilhando na escuridão.
O espírita, pois, pode ser comparado a alguém que se esforça diuturnamente para romper os últimos grilhões que o prendem ao jugo da matéria.
O espírita verdadeiro não apenas crê: sabe; não apenas acredita: tem certeza.
A razão é o invencível argumento. E o médium, quando sincero, tem, no mínimo, ao seu alcance, dois motivos para a incredulidade não lhe embarace os passos: primeiro, porque é espírita; segundo, porque é médium.

Fonte: Livro Mediunidade e Doutrina - Odilon Fernandes (Espírito) Psicografado por Carlos A. Baccelli - 1o. Edição - Editora Instituto de Difusão Espírita - Araras - SP - 1990.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário