Powered By Blogger

domingo, 14 de outubro de 2012

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.- ALLAN KARDEC. - INTRODUÇÃO 4. - RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO. - QUESTÕES Nºs. 16 e 17.


                                                     INTRODUÇÃO.

                                                                       4

            RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.

            16. “Chamo de homem vicioso aquele vulgarmente ama mais ao corpo do que à alma. O amor está por toda a Natureza e nos convida a exercitar nossa inteligência. É encontrado até mesmo no movimento dos astros. É o amor que enfeita a Natureza com seus ricos tapetes. Ele se enfeita e fixa sua morada onde encontra flores e perfumes. É ainda o amor que dá a paz aos homens, a calma ao mar, o silêncio aos ventos e o descanso à dor”.

            O amor, que deve unir os homens por um sentimento fraternal, está de acordo com esta teoria de Platão sobre o amor universal, como lei da Natureza. Sócrates, tendo dito que “o amor ao é nenhum deus nem um mortal e, sim,um grande demônio”, ou seja, um grande Espírito dirigindo o amor universal, fez com que essa afirmação lhe fosse, sobretudo, atribuída como crime.
           
            17. “A virtude não pode ser ensinada; ela vem por uma dádiva de Deus àqueles que a possuem”.

            Isto é quase a doutrina cristã sobre o auxilio divino. Se a virtude é uma dádiva de Deus, se é um favor, podemos nos perguntar por que não é concedida a todas as pessoas; por outro lado, se a virtude é dom, não tem o menor mérito para aquele que a possui. O Espiritismo é mais claro: diz que aquele que possui a virtude a adquire por seus esforços em suas existências sucessivas, despojando-se pouco a pouco de suas imperfeições. O auxílio divino é a força que Deus dá a todo homem de boa vontade, para se despojar do mal e fazer o bem.  

            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário