Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

- VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES. - Nº. 18. - 7 º. Parte. - SILVIO BRITO SOARES.


                    VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES.

               7 º. Parte.

            Foi assim que, em 1864, esse partido lhe deu uma votação estrondosa, reelegendo-o, apesar do combate promovido pelos adversários e por aqueles chefes superiores de seu próprio partido.
            Sua popularidade crescia de dia para dia, o que lhe propiciou ser eleito em 1867, deputado geral pelo distrito da corte, tendo de vencer, não só os naturais adversários, como o governo e os chefes de seu partido, pois todos tinham candidatos para guerreá-lo.
            Se na Câmara Municipal o Dr. Bezerra de Menezes conquistou os foros de inteligente, ilustrado, ativo e honesto, embora atacado pelos inimigos que criou por não contemporizar com pretensões mal fundadas, na Câmara dos Deputados fez seu nome conhecido do País, acompanhando a oposição ao ministério Zacarias, contra o qual levantou muitas vezes sua voz, ferindo-o profundamente.
            A Câmara dos Deputados foi dissolvida em 1868, por efeito da ascensão, ao poder, do Partido Conservador; o Dr. Bezerra de  Menezes não aproveitou o tempo de que então dispunha para descansar, ou cuidar de seus negócios particulares, mal amparados em razão da sua dedicação aos negócios púnlicos, pelos quais perdeu clínica e fortuna.
            Durante os dez anos de domínio conservador, seu partido o viu sempre incansável a lutar, quer nos comícios, quer na imprensa, tendo sido um dos redatores da Reforma, órgão liberal da Corte.
            Retirou-se por algum tempo de política, mas para servir ao País, criando a companhia de Estrada de Ferro Macaé a Campos, a mais importante via férrea de província do Rio de Janeiro, o que levou a efeito, vencendo dificuldades de todo o gênero.
            Mal descansado de tão árdua missão, empenhou-se logo na criação de outra companhia para a construção da via férrea de Santo Antônio de Pádua, verdadeiro prosseguimento da Macaé a Campos, pois que seu plano era levá-la até o Rio Doce, possibilitando que Minas Gerais tivesse, por esse modo, um porto marítimo.

            Fonte: - Livro “VIDA E OBRA DE BEZERRA DE MENEZES”  - SILVIO BRITO SOARES – 4 ª. Edição – Editora FEB. – Rio de Janeiro, RJ. – Agosto de 1978.

                                    RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário