Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. INTRODUÇÃO. - 4. - RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO. - QUESTÕES. Nºs. 20 e 21.


                                               INTRODUÇÃO.

                                                                4

     RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.

            20. “Todos os homens, desde a infância, fazem mais o mal do que o bem”.

            Estas palavras de Sócrates tocam a grave questão da predominância do mal da Terra, questão insolúvel sem o conhecimento da pluralidade dos mundos e da destinação da Terra, onde apenas habita uma pequena fração da Humanidade. Somente o Espiritismo lhe dá a solução, que aqui será desenvolvida nos capítulos do Evangelho 2,3 e 5.

            21. “Todos os homens, desde a infância, fazem mais o mal do que o bem”.

            Isto se dirige aos que criticam as coisas que muitas vezes desconhecem. Platão completa este pensamento de Sócrates dizendo:

            “Tentemos torná-los inicialmente, se for possível, mais honestos nas palavras; caso contrário, não nos preocupemos com eles e procuremos com eles e procuremos apenas a verdade. Esforcemo-nos em nos instruir, mas não nos aborrecemos”.

            É desse modo que devem agir os espíritas em relação aos seus críticos de boa ou de má-fé. Se Platão vivesse nos dias de hoje, encontraria as coisas parecidas com as de seu tempo e poderia usar a mesma linguagem, e Sócrates encontraria pessoas que ririam de sua crença nos Espíritos e que o chamariam de louco, bem como a seu discípulo, Platão.

            Foi por adotar e defender esses princípios que Sócrates foi inicialmente ridicularizado, depois acusado de incrédulo e condenado a beber um veneno chamado cicuta. Ocorre assim com as grandes verdades que, quando novas, contrariam, além dos homens que elas atingem, os sistemas e preconceitos, e só se firmam com lutas e mártires.
           
            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário