Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. -Nº. 49. - PAIS ESPÍRITAS.- JOAMAR ZANELINI NAZARETH.


                                   A MISSÃO DOS PAIS ESPÍRITAS.


                                               PAIS ESPÍRITAS.

            Para os pais espíritas o grau de compromisso aumenta, tendo em vista o rico e inestimável material que trazem em mão s DOUTRINA ESPÍRITA. Como o horizonte pelo Espiritismo, a compreensão dilatada da realidade espiritual, o trabalho educativo ganha uma dimensão mais profunda e as possibilidades de acerto se multiplicam. Compete a estes pais aproveitaram a fecundidade destes recursos.
        Devemos desenvolver o caráter de nossos tutelados, ministrar-lhes as noções religiosas imprescindíveis, oferecer-lhes o melhor esforço de exemplificação, dar-lhes assistência material e moral constante, indicar-lhes um rumo certo a seguir, orientar-lhes constante e carinhosamente, apoiá-los, protegê-los, ajudá-los, ser lhes amigos, amá-los, animá-los em seus ideais, incentivá-los em suas virtudes, auxiliá-los a enfrentarem as influências perniciosas, a invigilância, a ignorância.
            A educação está hoje complicada pelos convites e estímulos que despertam nossos filhos cada vez mais cedo para ilusões humanas. Precisamos mostrar a eles todos os perigos que irão encontrar quando tiverem que caminhar com as próprias pernas. O grande trabalho dos pais não é esconder o filho dos problemas e sim prepará-los, dando-lhes as armas com as quais poderá triunfar sobre os desafios.
            Podemos dizer que, antes de conhecer o Espiritismo, educar era difícil; agora, com o Espiritismo, continua e às vezes até aumenta a dificuldade. Só que estaremos tão mais bem preparados que, a par das dificuldades, produzimos e acertamos mais.
            E, para isso, procuremos na Casa Espírita a escola da alma que nos amparará e iluminará na grande missão a cumprir. Aos pais e dirigentes espíritas envia-se o alerta: que em todos os agrupamentos espíritas nasçam atividades voltadas para a preparação e apoio aos pais.
            Estejamos prontos para o mister! Abracemos nossa grande missão! O Terceiro Milênio é construção a se iniciar em cada um dos lares da Terra! Tomai da enxada e começai a sementeira...
            Que nós, pais espíritas, sejamos os tradutores de Jesus junto a nossos filhos, iluminados pelo Evangelho, educando-os com segurança e convicção.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário