Powered By Blogger

sábado, 8 de setembro de 2012

- PROBLEMAS DE DROGAS M SUA FAMÍLIA OU AMIGOS? - PROCURE O NAR-ANON! - / - Nº. 49. - APOIO FRATERNO. - GRUPO DE APOIO. - CAPÍTULO I. - PRINCÍPIOS DO APOIO FRATERNO. - 9º. PRINCÍPIOS. - GRUPO APOIO FRATERNO.


                                             APOIO FRATERNO.

                               Auxiliando Almas a Vencer a Dependência Química.

                                                       CAPÍTULO. I.

                          PRINCÍPIOS DO APOIO FRATERNO.

                9º Princípio: GRUPO DE APOIO.

            As famílias precisam dar e receber apoio em sua comunidade. Para mudar o rumo das coisas é preciso ajudar e ser ajudado. Como os alcoólicos anônimos sabem disso! Antigamente, a revolução dos valores começava na mente de um só indivíduo. Agora estamos convencidos de que só dará certo se nos juntarmos, se houve um esforço coletivo um trabalho em grupo, em comunidade.

            Para o Apoio Fraterno, o fato de esconder-se, fazer de conta, ou se isolar diante de um problema, é não querer resolvê-lo.

            Sozinhos, sem vivência dessa situação específica, sem poder compartilhar e trocar experiências, os coodependentes se sentem perdidos cansados e carentes de incentivo e compreensão.

            Assim, os codependentes percebem que não estão sozinhos. Pouco a pouco, o medo, o pudor de mostrar os problemas e de expor uma suposta incompetência ou fraqueza desaparece. Já não pensam que estão marcando o dependente com uma fama que poderá vir a prejudicá-lo, tornando-se irreversível.
           
            Sabem que estão entre irmãos, nos quais podem confiar. E aí, unidos ao grupo, tomam atitudes seguras e confiantes que os farão alcançar suas metas.

            Ao buscar a sociedade, o homem obedece tão somente a um sentimento pessoal, ou há nesse sentimento um objetivo providencial de ordem mais geral? 

            “O homem deve progredir. Sozinho, isto não lhe é possível, por não dispõe de todas as faculdades; precisa do contato com os outros homens. No isolamento ele se embrutece e definha”.

            Nenhum homem dispõe de faculdades completas. Mediante a união social eles se completam mutuamente, para assegurarem o seu bem-estar e progredirem. É por isso que, precisando uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não isolados. (O Livro dos Espíritos, questão 768)

            Fonte: Livro APOIO FRATERNO - Edson Luis dos Santos Cardozo e Autores Diversos - 3ª edição - Grupo Espírita Seara Do Mestre - Santo Ângelo, RS - Julho 2010.

                        RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário