Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

- GOTAS EVANGÉLICAS. - ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - INTRODUÇÃO. 4 - RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO. - QUESTÕES Nºs. 11 e 12.


                                                    INTRODUÇÃO.

                                                                 4

               RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.

            11. “De duas coisas uma: ou a morte é uma destruição completa, ou é a passagem da alma para outro lugar. Se tudo deve se extinguir, a morte será como uma dessas raras noites que possamos sem sonhar e sem nenhuma consciência de nós mesmos, ma se a morte é apenas uma mudança de morada, a passagem para um lugar onde os mortos devem se reunir, torna-se para nós uma felicidade encontrar aqueles a quem conhecemos! Meu maior prazer seria o de examinar de perto os habitantes dessa morada e de distinguir, como aqui, os que são sábios daqueles que acreditam ser e que não são. Mas, é tempo de ns despedirmos, eu para morrer, vós para viverdes”. (Sócrates a seus juízes.)

            Sócrates disse: os homens que viveram na Terra se encontram após a morte e se reconhecem. O Espiritismo nos mostra os Espíritos desses homens continuando as relações que tiveram, de tal modo que a morte não é uma interrupção, nem uma cessação da vida e, sim uma continua transformação.

            Se Sócrates e Platão tivessem conhecido os ensinamentos que Cristo daria quinhentos anos mais tarde e os que o Espiritismo nos dá agora, falariam da mesma maneira. Não há nisso nada de surpreendente, se considerarmos que as grandes verdades são eternas e que os espíritos avançados delas tomaram conhecimento antes de se encarnarem na Terra, para onde as trazem. Sócrates, Platão e os grandes filósofos do seu tempo puderam, mais tarde, fazer parte daqueles que ajudaram o Cristo em sua divina missão e foram escolhidos porque precisamente já compreendiam, mais do que outros, os seus sublimes ensinamentos. Finalmente, podem fazer parte agora da grande plêiade de Espíritos encarregados de vir a ensinar aos homens as mesmas virtudes.    
           
            12. “Nunca se deve retribuir injustiça com injustiça, nem fazer o mal a ninguém, seja qual for o mal que nos tenha feito. Poucas pessoas, entretanto, admitem este princípio, e as que discordam a esse respeito só podem desprezar-se umas as outras.”

            Não esta aí o princípio da caridade que nos ensina nunca retribuir o mal com o mal e perdoar aos nossos inimigos?

            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário