Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

- TEMAS SOBRE A FAMÍLIA. - Nº. 47. - OS PAIS E A EDUCAÇÃO. - JOMAR ZANELINI NAZARETH.


                                   A MISSÃO DOS PAIS ESPÍRITAS.

                                        OS PAÍS E A EDUCAÇÃO.


            A renovação das criaturas se faz através da EDUCAÇÃO. A educação se inicia na infância, desde os primeiros momentos do espírito encarnado. E a responsabilidade de educar estas almas que retornam compete aos PAIS.
            Se há grande importância em dirigir um carro, dirigir uma empresa, maior ainda é a importância de dirigir um espírito eterno em seus primeiros passos na presente encarnação. As situações meramente humanas passam, mas a moral, o caráter, os sentimentos são elementos divinos que caracterizam a alma, que na infância se encontra predisposta à chance de reajustar e aprender novas lições.
            Em Allan Kardec temos magistral questão: “Pode considerar-se como missão a paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro”.
            O compromisso de sermos pais ou mães foram assumidos na Pátria Espiritual e reafirmados por ocasião do nosso casamento, na formação de uma família. A responsabilidade dos pais é imensa na educação dos filhos. Não somente na preocupação de dar-lhes alimento, vestuário, brinquedos, lazer, escola, faculdade, conforto, mas principalmente, na dedicação em colocar-lhes no coração os sentimentos e virtudes que os orientarão e lhes iluminarão o caminho.
            Novamente Kardec elucida: “ Os espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falar no seu desempenho”.
            Desse modo, ninguém poderá subtrair dos genitores a responsabilidade da tarefa.
            Isso não significa, em hipótese alguma, que os pais devam realizar uma incrível “mágica” e transformar os seus filhos em “anjos” em alguns anos de convivência. O que Jesus nos pede é que sejamos sempre esforçados e dedicados a tão importante encargo, não desanimando ante as dificuldades ou desprezando o lar pela busca obsessiva dos fatores transitórios.
            O espírito não se modificará profundamente de um momento para o outro. Porém todo bom exemplo, toda boa palavra, toda corrigenda sincera, todo diálogo, toda energia, todo carinho, toda disciplina e todo amor jamais se perderão, mesmo que tenha sido encaminhados a um coração endurecido pelo mal, ainda carregando muita preguiça, orgulho e egoísmo.  

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Joamar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário