Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

- GOTAS EVANGÉLICAS. - ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - INTRODUÇÃO. - 4 - RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO. - Nºs. 9 e 10.


                                                      INTRODUÇÃO.

                                                                       4
   
       RESUMO DA DOUTRINA DE SÓCRATES E PLATÃO.

            9. “Se a morte fosse a dissolução do homem por completo, seria uma grande vantagem para as pessoas más, após a sua morte, porque se libertariam, ao mesmo tempo, de seu corpo, de sua alma e de seus vícios. Aquele que adornou sua alma, não com enfeites estranhos, mas com os que lhe são próprios, este, sim, poderá esperar tranquilamente o momento de partida para o outro mundo”.

            Equivale isto a dizer que o materialismo, que proclama o nada após a morte, seria anulação de toda responsabilidade moral posterior e, consequentemente, um estímulo ao mal; que a pessoa má tem tudo a ganhar com o nada; que somente o homem que se libertou dos seus vícios e se enriqueceu de virtudes pode esperar tranquilamente o despertar na outra vida. O Espiritismo nos mostra, mediante os exemplos que nos põe diariamente perante os olhos, o quanto é aflitiva para uma pessoa má a passagem de uma vida para a outra, a entrada na vida futura. (Veja também em O Céu e o Inferno, 2ª parte. Cap. 1.)
           
            10. “O corpo conserva os vestígios bem marcados dos cuidados que se teve com ele ou dos acidentes que sofreu. Acontece o mesmo com a alma. Quando ela se liberta do corpo, leva consigo os traços evidentes de seu caráter, de suas afeições e das impressões que cada um dos atos de sua vida lhe deixou. Desse modo, o maior mal que pode acontecer ao homem é ir para o outro mundo com uma alma carregada de culpas. Tu vês, Cálices, que nem tu, nem Pólus, nem Górgias, saberíeis provar que devemos seguir uma outra vida que nos será útil quando estivermos lá. De tantas opiniões diferentes, a única que permanece inabalável é a de que é melhor sofrer do que cometer uma injustiça e que, antes de mais nada, não se deve parecer, mas, sim, ser um homem do bem”. (Diálogos de Sócrates com seus discípulos na prisão.)

            Encontramos aqui este outro ponto fundamental, confirmado hoje pela experiência, segundo o qual a alma ainda impura conserva as ideias as tendências, o caráter e as paixões que tinha na Terra. Este ensinamento: è melhor sofrer do que cometer uma injustiça não é totalmente cristão? È o mesmo pensamento que Jesus revela neste ensinamento: Se alguém vos bater em uma face oferece também a outra. Veja, nesta obra, Cap. 12:7 e 8.)
 
            Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.

                                   RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário