Powered By Blogger

terça-feira, 15 de maio de 2012

- GOTAS EVANGÉLICAS. - ESTUDANDO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - ALLAN KARDEC. - INTRODUÇÃO. 2. - TERCEIRA PARTE.


                     INTRODUÇÃO.

                           2

                          AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA.

CONTROLE UNIVERSAL DOS ENSINAMENTOS DOS ESPÍRITOS. 

                    TERCEIRA PARTE.

(...) O primeiro exame ao qual é preciso submeter, sem exceção, tudo o que vem dos Espíritos é, sem dúvida, o da razão. Portanto, toda a teoria que contrate o bom senso, a rigorosa lógica e os dados positivos que já possuímos deve ser rejeitada, mesmo que esteja assinada por qualquer nome respeitável. Mas, em muitos casos, este exame ficará incompleto, em virtude da insuficiência do conhecimento de algumas pessoas e de tendências de muitos em considerar sua própria opinião com o único arbítrio da verdade. Nesta situação, como procedem os homens que não confiam de forma total neles mesmos? Levam em consideração opinião da grande maioria, tomando-a como guia. É dessa maneira que devemos proceder em relação ao que dizem os Espíritos, já que eles mesmos nos fornecem os meios desse controle.
A concordância do ensinamento dos Espíritos é, portanto, o melhor de todos os controles, mas ainda é preciso que ocorra em certas condições. A menos segura de todas é quando um único médium pergunta a muitos Espíritos sobre algo duvidoso. É evidente que, se ele está sob o domínio de uma obsessão, ou se ele está em sintonia com um Espírito mistificador, esse Espírito pode lhe dizer a mesma coisa sob nomes diferentes. Não há também uma garantia suficiente na concordância que se pode obter pelos médiuns de um único centro, pois podem estar todos sob a influência de mistificadores.
A única garantia séria do ensinamento dos Espíritos está na concordância que exista entre as revelações feitas espontaneamente, servindo-se de um grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em diversos lugares.

Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - 3a. Edição - Editora Petit - São Paulo, SP - 2000.



                                       RHEDAM.(rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário