Powered By Blogger

terça-feira, 6 de março de 2012

- ESTUDANDO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. - CAPÍTULO XIX. - A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS.- ALLAN KARDEC.


                                A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS.


                 A  FÉ RELIGIOSA. CONDIÇÃO DA FÉ INABALÁVEL.

                      Pensando a nível de religião, a FÉ consiste na crença dos dogmas das várias religiões. Todas apresentam seus artigos de FÉ, que pode ser raciocinada ou cega.
               Quando aceitamos tudo o que dizem-nos sem examinar a mensagem , o fundo, apenas acreditando nas formas que chegam até nós, sem procurar entender,  compreender  as informações estamos acatando tanto o verdadeiro como o falso e com isso muitas vezes vamos nos chocar com a evidência e a razão. E esta cegueira pode-nos levar ao fanatismo, e se for embaçada em erros, mais cedo ou mais tarde ela cai, e ficaremos numa situação de completo abandono e dentro do nosso ser criaremos sentimentos de desconfiança e seremos mais um descrente no bem, no amor e na bondade do PAI, com total responsabilidade nossa , pois acreditamos inteiramente em tudo e em todos sem questionarmos qualquer informação.
               Porem quando cultivamos a FÉ embaçada na verdade, pesquisando , questionando escolhendo o que há de melhor para nós , dificilmente passaremos por momentos tristes e dolorosos pois a nossa consciência, ela nos garante o futuro, sem temor do progresso das luzes,pois o que é verdadeiro na obscuridade também  o é na luz.
          Todas as religiões aclamam serem donas da verdade, e preconizam uma Fé cega, sem dar oportunidades aos seus adeptos de inteirarem-se da verdade, com isso se tornam cada vez mais impotentes para demonstrar a razão.
               Muitas pessoas dizem não terem culpa de não possuírem FÉ ,pois ela não é prescrita e não se adquirem como bens materiais.É verdade , ela também não nos é imposta, adquirimos, e ninguém está impedido de possuí-la mesmo os mais incrédulos e materialistas. Devemos lembrar que não cabe a ela procurar-nos , e sim nós irmos embosca de conquistá-la através da nossa mudança moral dos nossos sentimentos, quando isso ocorrer tenhamos absoluta certeza de que a encontraremos. Existem muitos irmãos que dizem gostaria de crer mas não posso, não consigo , isto tudo está sendo dito de uma maneira cômoda pois muitas vezes não pretendem mudar o seu modo de vida , as suas atitudes para com os outros e a sua maneira de pensar , isto acontece apenas dos lábios e não os sentimentos do coração,essa é para eles a melhor maneira de fugirem das responsabilidade, por descaso, temor, e para grande maioria por orgulho, negando-se reconhecer a existência de uma força superior pois teriam de curvar-se diante dela.
              Para muitos a FÉ parece ser inata, uma pequena atitude basta para desenvolve-la, isso demonstra-nos progresso anterior a esta existência, para outros dificilmente este sinal penetra no seu ser e é evidencia de naturezas atrasadas.
                 Muitas vezes a descrença dos incrédulos pouco têm a ver com eles, e sim com a maneira que a informação chegou até a eles. Pois ter FÉ exige uma base de inteligência perfeita daquilo em que se deve crer, e para isso não é preciso ver ,precisamos compreender. A FÉ cega não é dos nossos tempos, tanto assim que é a maior responsável pelo grande número de incrédulos, pois pretendem impô-la , com isso tiram do indivíduo  a maior prerrogativa dada por DEUS ao homem , que é a liberdade da escolha , do livre-arbítrio e do raciocínio. Hoje o espírito humano está mais exigente , e este é o motivo das descrença nas igrejas que as impunham. Com isso o homem vive sem ideal,sem esperança, em vida após a morte e tentam transformar o mundo em violência. 
                 As lutas econômicas engendraram as mais exóticas doutrinas de ação e reação.Hoje a esperança da humanidade baseia-se no Espiritismo , na restauração do Cristianismo , baseada em fatos que demonstram os princípios básicos  da Doutrina Cristã : eternidade da vida, responsabilidade ilimitada de pensamentos , palavras e atos. A Terceira Revelação é a responsável pela salvação do mundo contra os choques das ideologias materialistas e violentistas. A FÉ cega , não admite provas e deixa no espírito alguma coisa de vago, com o nascimento das duvidas.
                 A FÉ raciocinada, por ser baseada nos fatos e na lógica  nenhuma obscuridade deixa, e com isso crê porque tem certeza , e ninguém têm certeza senão porque compreendeu. Ela é inabalável porque pode-se encarar de frente a razão em todas as épocas da humanidade. Este é o principal motivo que o Espiritismo triunfa da incredulidade, sempre que não encontra oposição sistemática e interessada.

                  Fonte: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPÍRITISMO.- ALAN KARDEC  - Capítulo XIX. - 183.  EDIÇÃO - FEV.1995. - INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA, ARARAS-SP- BRASIL.


                                            RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário