Powered By Blogger

terça-feira, 20 de março de 2012

- HISTÓRIA ESPIRITUAL DO BRASIL. - No. 27. - BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO. - BEZERRA DE MENEZES. - HUMBERTO DE CAMPOS. (IRMÃO X CHICO XAVIER.)


                                           BEZERRA DE MENEZES

                O século XIX, surgira com as agitações no mundo provocada pela revolução francesa, ia presenciar grandes acontecimentos.
                Cumprir-se ia a promessa de Jesus, que, os ensinamentos do seu Evangelho, derramaria as claridades divinas do seu coração sobre todos, para que o Consolador reorganizasse as energias das criaturas , a caminho das profundas transições do século XX.
                Imediatamente ao fim da triste missão das  atividades bélicas de Bonaparte, o espaço se movimentava para reorganizar os surtos de progressos das coletividades. Nas assembléias espirituais , reuniam-se os gênios inspiradores de todas as pátrias do orbe, levadas ao efeito , nas luzes do infinito, para designação de missionários das novas revelações. Em uma delas presidida pelo augusto Cordeiro, destacou-se um dos grandes discípulos do Senhor, com a missão de vir à Terra, com o objetivo de organizar e compilar, ensinamentos que seriam revelados, oferecendo-nos um método de observação a todos os estudiosos.
                   A 3 de outubro de 1804, via a luz da atmosfera terrestre, na cidade de Lião, em França , Alan Kardek. O mundo invisível designou para auxiliá-lo, no seu maravilhoso esforço de síntese, uma plêiade de espíritos, como João Batista Roustaing, com a missão de organizar o trabalho da Fé; de Leon Denis, o desdobramento filosófico; de Gabriel Delanne, a estrada científica; e de Camile Flamarion, que descortinaria os mundos, apresentando-nos as maravilhosas paisagens celestes, cooperando assim com a codificação kardeciana no velho mundo.
                   Ia resplandecer a luz do Espiritismo, depois que o Senhor certificou-se da deficiência espiritual das igrejas mercenárias que utilizavam o seu nome. todas as falagens prepararam-se para a jornada gloriosa.
As cortes de Ismael, trazem para as grandes cidades do país do Cruzeiro, interessando grande número de estudiosos.
               Na Pátria do Evangelho , as primeiras experiências espirituais, começaram pelo problemas das curas. Sob a direção do mundo invisível , em 1818, já havia  um grande círculo homeopático. José Bonifácio se correspondia com Frederico Hahnemann. No segundo reinado na Bahia, no Pará , e, no Rio de Janeiro , os mentores espirituais conseguem criar grupos particulares, projetando enormes claridades no movimento neo-espiritualista do continente, talvez o primeiro da América do Sul. 
               Ismael, antes de findar o primeiro reinado, reúne no espaço seus colaboradores, e organiza a venerável assembléia , esclarecendo os seus objetivos.
               - Irmãos ,o século atual, vai ser assinalado pelo advento do Consolador à face da Terra. Nestes cem anos serão preparados os próximos cem anos que hão de vir. Morticínio avassalador, e dores sem fim, envolverão a alma da humanidade, dentro das transições necessárias, que assinalaram o final da civilização precária do ocidente. É mister amparar os corações dos homens nessas amarguras, preparando-lhes o caminho da purificação espiritual, através das sendas penosas. Precisamos preparar o terreno para a estabilidade moral nestes instantes decisivos dos seus destinos. Disseminados por todo o orbe terreno, numerosas falanges de missionários, com o objetivo de levantar a palavra da boa nova do senhor, esclarecendo os postulados científicos que surgirão neste século, nos círculos da cultura terrestre. Verificar-se-á , uma renascença das filosofias e das ciências, no transcursos destes anos, para que o século XX, seja esclarecido, como elemento de ligação entre a civilização em vias de desaparecer e a civilização do futuro, que assentar-se-á  na fraternidade e na justiça, porque a morte do mundo profetizada, não se verificar , ainda, referindo-se a constituição física, mas sim quanto às expressões morais, sociais e políticas. Perecera a civilização armada, para que os homens se amem como irmãos. Concentraremos os esforços na Terra do evangelho, para plantarmos no coração de seus filhos as sementes benditas , que frutificaram mais tarde no solo do Cruzeiro. Se a lei natural determina que as verdades novas surjam nos centros culturais do Velho Mundo, é na Pátria do Evangelho que daremos vida, aplicando-as no monumentos triunfais do Salvador. Alguns auxiliares já se encontram na Terra, esperando o toque que reunirá as nossas falanges de trabalhadores devotados sob a direção compassiva e misericordiosa do Divino Mestre.
                  Houve uma pausa em sua alocução. Encaminhou-se a um de seus discípulos e falou-lhe assim:
               - Enfrentarás às lutas do orbe terrestre, concentrando as nossas energias no país do Cruzeiro, dirigindo todos os nossos esforços para o alvo sagrado. Adicionaras todos os elementos dispersos, coma dedicação do teu espírito, para que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais, dentro dos elevados propósitos de reforma e regeneração. Sabes da delicada missão que recai sobre suas mãos, mas com a observância das leis de Jesus, e com a nossa assistência espiritual, todos os obstáculos render-se-ão ã força da perseverança e de humildade, consolidando a nossa obra, que é a de Jesus na Pátria do Evangelho.  A luta será grande, porem a compensação não será menor, que é o caminho, a verdade e a vida.
                    Na assembléia havia um silêncio. O escolhido não conseguiu falar de tanta emoção , porem as lagrimas rolaram dos seus olhos pelo reconhecimento.
                  Ismael desfraldará a sua bandeira à luz gloriosa do infinito. Em todos os presentes, os seus corações vibravam de esperança e de fé, quando uma voz terna e compassiva exclamou da cúpula radiosa do ilimitado;
                _ Gloria a Deus nas Alturas e paz na terra aos trabalhadores de Boa vontade!
         Raios de luminosidades estranha e misericordiosa, clareava o pensamentos de todos que assistiam o espetáculo, e uma chuva de aromas inundava atmosfera de perfumes balsâmicos e suavíssimos. Sob esta benção maravilhosa , a grande assembléia dos operarios do Bem se dissolveu.
                Passado algum tempo,no dia 29 de agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Estado do Ceará, nascia Adolfo Bezerra de Menezes o grande discípulo de Ismael, que vinha no Brasil cumprir uma elevada missão.

Fonte: Livro: Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho. – Autor Espiritual Humberto de Campos. – Médium. Francisco C. Xavier. – Editora da FEB. – Rio de Janeiro, RJ.


                                               RHEDAM, (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário