Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de março de 2012

- MENSAGENS PARA OS JOVENS - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. - JEOMAR ZANELINE - - No, 26. -


             GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

                                                                                                     JEOMAR ZANELINE.

“Companheiros da Terra, à frente de todas as complicações e problemas de sexo, abstende-vos de censura e condenação”.

Emmanuel (Chico Xavier.) - Livro “Vida e sexo”. FEB

Nunca a geração jovem esteve tão bem informada! Livros, revistas, músicas, televisão, rádio, imprensa, internet, programas de computador, e a lista prossegue com tantos canais de cultura e informação!
Há espaço exclusivo para os jovens discutirem sobre sexualidade, para receberem orientação: suplementos de jornais, revistas, programas de televisão ou mesmos colunas próprias naqueles destinados ao público em geral. Contam-se hoje nas bancas mais de 30 publicações regulares destinadas a esse público. Até o governo vem se utilizando dos meios de comunicação, fazendo campanhas, esclarecendo sobre AIDS, camisinha, gravidez, etc.
A explosão da sexualidade nessa fase não representa início de experiência, mas recomeço da vida sexual do ponto onde a deixamos no passado, ou seja, em nossas precedentes existenciais. E, como encontramos hoje tamanho acesso às possibilidade de se extravasar os instintos, o resultado é a “liberdade” que vige nos dias atuais.
Com isso, surgem os inúmeros problemas relacionados ao comportamento sexual das criaturas; doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade precoce nos adolescentes, gravidez indesejada, abusos de toda a ordem, problemas de ordem psicológica, mudança de postura em relação ao relacionamento afetivo sério, etc.
Então perguntamos: Quem não tem problemas sexuais? Ou, melhorando a pergunta, qual lar não tem alguma dificuldade a resolver quanto ao comportamento sexual dos que ali vivem?
A carga do passado surge em todos nós, espíritos eternos e ricos em experiências positivas e negativas. Os mais jovens, ainda imaturos, mais sofrem.
Allan Kardec, no “Livro dos Espíritos, na questão 385, Editora EME, conscientiza-nos: “Quando as crianças não mais necessitam da nossa proteção, dessa assistência que lhes foi dispensada durante quinze a vinte anos, seu caráter real e individual reaparece em toda a sua nudez”. Ajudá-los é compromisso de todos os que já amadureceram na jornada da vida.
E dentre os problemas que mais vêm crescendo, está a gravidez na adolescência. 
Tratemos dele lembrando que nossos jovens não são inimigos a serem combatidos, são nossos continuadores a serem orientados.

Fonte: Livro “UM DESAFIO CHAMADO FAMÍLIA” - autor Jeomar Zanelini Nazareth - 3 a. Edição - Minas Editora - Araguari, MG - 2000.


                                       RHEDAM. (rhedam@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário