Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de maio de 2015

- VULTOS DO ESPIRITISMO. - PEDRO DE CAMARGO. - (VINICIUS) - EDUCADOR DE ALMAS. - WILSON GARCIA e EDUARDO CARVALHO MONTEIRO.



                         

PEDRO DE CAMARGO. – (VINICIUS) – EDUCADOR DE ALMAS.

            O maior orador espírita de todos os tempo, Vinicius (Pedro de Camargo foi, também um verdadeiro Educador de almas.
            O escritor Espírita Wilson Garcia, declara: “Vinicius (Pedro de Camargo, sempre me despertou simpatia e curiosidade. O educador idealista, segundo Carlos Jordão da Silva, jamais vi outro igual. Ele e Cairbal Schutel formavam a minha dupla preferida na interpretação evangélica.
             Divaldo Pereira Franco, falou-me, certa vez que ele ocupava uma posição expressiva na Espiritualidade.
            O Dr. Ary Lex, filho de outro eminente Espírita, teve a felicidade de viver próximo a Pedro de Camargo entre os anos de 1932 e 1956, quando da transferência de sua família de São Carlos para Piracicaba, ambas cidades no estado de São Paulo, declarou que com ele aprendeu tudo o sabe sobre o Evangelho, pois, passou a freqüentar o Centro Espírita que Vinicius dava suas aulas e dirigis reuniões de estudos.
            Pedro de Camargo, era auxiliado por suas filhas Elisa e Almira, pelas irmãs Pedreira, pelas irmãs Camargo Prado e por aquele que veio a ser seu discípulo mais dedicado – Dr. Walter Radamés Acorsi. (Permitam abrir este parêntese, muito me honra ter sido amigo pessoal e fiel escudeiro do Dr. Walter, aquém devo-lhe a minha eterna gratidão, por tudo que aprendi e convivi com ele, em mais de três décadas de convivência espírita e familiar, não sou o expositor que ele gostaria que eu fosse, mas procuro dentro das minha limitações seguir o seu exemplo que, ele adquiriu de Vinicius. Obrigado a ambos.)
            Ele era realmente o expositor nato. Palavra fácil, didática excelente, conteúdo doutrinário da mais alta qualidade, conseguindo extrair do Evangelho exemplos vivos e úteis para todos nós. Empolgava-se ao falar do Evangelho e os ouvintes ficavam embevecidos com aquelas lições vivas dos ensinos do Cristo. Sem dúvida, foi o maior evangelizador do Brasil em todos os tempos. Vinicius além de bom amigo, acima de tudo, educador entusiasta e incansável.
             Pedro de Camargo, converteu-se ao Espiritismo em 1905; escrevia artigos espíritas com pseudônimo de Vinicius; fundo o Centro Espírita Fora da Caridade Não Há Salvação em 25 de março de 1906, em Piracicaba, SP.
            Vinicius em sua casa abriu a escolinha de Evangelho para crianças, deu início às aulas de espiritismo para a infância, no inicio do século vinte, com isso criou uma escola de Evangelização Infantil, educando a infância com os ensinamentos de Jesus Cristo. Foi conselheiro da Federação Espírita Brasileira, em 1926, mantinha contatos freqüentes com Cairbal Schutel, em Matão, participou na Coligação pró-Estado Leigo 1931. Mudou-se para São Paulo, em 1938, onde militou na Federação Espírita Paulista.         Dedicou-se sua vida inteira a Educação do Cristo, falou para grandes platéias, dirigiu programas espíritas no radio da Rádio Educadora Paulista, em 1939, depois, foi diretor da Rádio Piratininga, a “rádio dos Espíritas”. Sua vida de 88 anos contém marcos importantes na divulgação da Doutrina Espírita.
            Passou a freqüentar a Federação Espírita do Estado de São Paulo, ajudou a fundar o Jornal Espírita “O Semeador”, em 1947. Em 1949, participou ativamente na criação do Instituto Espírita de Educação, tentando por em prática o velho sonho da educação espírita, que sempre idealizou e participou de todos os eventos importantes do movimento espírita brasileiro no período de 1905 a 1960.
Este “Educador de Almas” teve uma alma educada na moral mais sublime. Foi presidente do Instituto até 1966. Com base nos conhecimentos e da convivência de alguns anos com o grande “Educador de Almas” que os autores: “Wilson Garcia e Eduardo Carvalho Monteiro”, convidaram o Dr. Ary Lex a prefaciar este livro.

            Nossos agradecimentos a todos eles.

            Fonte: Livro: VINICIUS. – EDUCADOR DE ALMAS. – Autores,Wilson Garcia e Eduardo Carvalho Monteiro. – Co-Edição. ELDORADO/EME. 1 ª. Edição. São Paulo/Capivari, SP. – Outubro de 1995.

                                    RHEDAM.(mzgcar@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário